Projeto de Amplificador Valvulado/Recomendações de Segurança

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

ADVERTÊNCIA:[editar | editar código-fonte]

Via de regra equipamentos valvulados contém alta tensão com risco de morte, mesmo quando desligado da tomada (capacitores armazenam carga).

É recomendado treinamento para trabalhar com tensões perigosas, curso de NR-10 Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, ou similar.

Um chassis de amplificador de valvulado energizado tem muitos pontos perigosos de choque, que poderão pegar você se não trabalhar com atenção suficiente. Pergunte a qualquer técnico de valvulados sobre suas aventuras com alta tensão e você terá algumas histórias interessantes. No Brasil a tensão da rede elétrica são de 220V, 127V ou 110V, o secundário do transformador de força coloca até 900 volts CA. A fonte de alimentação CC pode gerar até 500 volts CC. Os Capacitores da Fonte podem armazenar essas tensões por dias mesmo com o amplificador desligado da tomada.

Trabalhe sempre que possível com o amplificador desligado e desconectado da tomada, e faça a descarga dos capacitores de filtro,  a menos que você precise fazer medições no amplificador. Esquecer de desconectar o amplificador e fazer contato com o INTERRUPTOR DE ALIMENTAÇÃO, OU TERMINAIS DO FUSÍVEL é a causa número um de choque do amplificador. Sim, os terminais de chave liga / desliga e fusível tem tensões vivas, não isoladas da rede elétrica, mesmo com a chave liga / desliga na posição OFF.

Use EPI, luvas para trabalhos em eletricidade e óculos de proteção são baratos e ajudarão na sua proteção, as luvas evitam choques elétricos. algum curto-circuito acidental pode provocar derretimento da fiação, que voa para fora do chassis, os óculos ajudarão a te proteger.

Use apenas uma ponta de prova e a outra com garra jacaré para o seu multímetro para que você possa usar apenas uma mão para fazer medições.

Esteja sempre atento à posição dos terminais de energia da rede. Eles são frequentemente colocados perto da borda do chassi e são fáceis de serem tocados quando a mão é apoiada no chassi. Interruptores +B e capacitores da fonte mantém tensões mesmo quando a alimentação é desligada.

Use sapatos ou tênis com sola de borracha ao trabalhar em um amplificador para aumentar o isolamento entre os pés e o solo.

Remova anéis, relógios de pulso e outras jóias ao trabalhar em um amplificador. Você não quer que a sua aliança de casamento toque um pino quente no chassi.

Não pense que um DR, disjuntor diferencial residual  irá protegê-lo de um choque de amplificador. Por causa da tensão muito alta em um amplificador é necessária pouquíssima corrente para parar seu coração. Apenas alguns miliamperes de alta voltagem DC podem fazer isso.

Não trabalhe sozinho. Se tomar um choque perigoso a pessoa ao seu lado poderá ligar para o SAMU 192.

Pare de trabalhar quando estiver cansado. É muito fácil cometer um erro perigoso quando você está cansado.

Após um intervalo quando você retornar ao seu trabalho após um intervalo, verifique sempre se os capacitores de filtro estão descarregados. Não presuma que ainda estejam descarregados, capacitores podem se auto-carregar devido à memória dielétrica.

Nunca toque no metal das pontas de prova. Ao medir a corrente (miliamperes) assim que ponta de prova entra contato com a tensão, essa mesma tensão passa pelo multímetro até a outra ponta de prova, ambas as pontas do medidor terão alta tensão, portanto você deve manusear ambas as ponteira, faça com cuidado, e o mesmo removendo as ponteiras, habitue-se a nunca tocar o metal das ponteiras nem mesmo ao medir componentes fora do circuito, transformadores chocam você apenas fazendo medições com o multímetro,  deve usar óculos de segurança, porque se acidentalmente a ponteira fechar um curto, com o chassi ou com um componente aterrado, ocorrerá um arco e o metal derretido sairá do arco.