Programar em C++/C++11

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

C++11, anteriormente conhecido por C++0x é o novo padrão para a linguagem de programação C++. Ele substitui o antigo padrão do C++, o ISO/IEC 14882, que foi publicado em 1998 e atualizado em 2003. Estes predecessores foram informalmente chamados C++98 e C++03. O novo padrão incluirá muitas adições ao núcleo da linguagem (sua implementação principal), e estenderá a biblioteca padrão do C++, incluindo a maior parte da biblioteca do chamado C++ Technical Report 1 — um documento que propõe mudanças ao C++ — com exceção das funções matemáticas específicas.

Esse nome é uma referência ao ano no qual o padrão será lançado. O comitê pretendia introduzir o novo padrão em 2009,1 a partir do que o então chamado "C++0x" passaria a se chamar "C++09", o que significa que o documento deveria estar pronto para a ratificação dos membros do comitê até o final de 2008. Para cumprir o prazo, o comitê decidiu focar seus esforços nas soluções introduzidas até 2006 e ignorar novas propostas.2 porém ele ficará pronto apenas em 2010.

Linguagens de programação como o C++ utilizam um processo evolucionário para desenvolverem suas definições. Tal processo inevitavelmente culmina em problemas de compatibilidade com código pré-existente, o que ocasionalmente aconteceu durante o processo de desenvolvimento do C++. Entretanto, de acordo com o anúncio feito por Bjarne Stroustrup — inventor da linguagem C++ e membro do comitê — o novo padrão será quase completamente compatível com o padrão atual.3

Novas classes: