Predefinição:Teorema

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
[editar] [purgar] Template-info.svg Documentação da predefinição

Uso[editar código-fonte]

O conjunto de predefinições cujo título é da forma "Teorema/Nome" (ou ainda "Corolário/Nome", "Proposição/Nome" ou "Lema/Nome") são utilizadas para fazer a formatação dos resultados que aparecem ao longo dos wikilivros, especialmente os de exatas. Elas permitem que cada livro tenha seus teoremas exibidos em um estilo próprio, embora ao longo de cada livro em particular a formatação seja a mesma.

As predefinições principais de cada tipo de resultado (no caso, {{Teorema}}, {{Corolário}}, {{Proposição}} e {{Lema}}) incluem o código necessário para que não seja preciso especificar o nome do wikilivro a cada uso. Basta então usar a sintaxe {{TipoDeResultado|parâmetros}} em vez de {{TipoDeResultado/NomeDoLivro|parâmetros}}.

Em sua forma mais simples, pode estas predefinições podem ser usadas escrevendo {{TipoDeResultado|texto}}, trocando "TipoDeResultado" pelo nome adequado (Teorema, Corolário, Proposição ou Lema) e colocando o enunciado do resultado no lugar de "texto".

Observação

Não é necessário indicar para a predefinição qual livro está sendo formatado, desde que ele utilize a estrutura com barra.

Exemplos de uso (básico)[editar código-fonte]

Escrevendo {{Teorema|Esse é um teorema.}} em um livro, a formatação usada dependerá do nome do livro onde o código foi inserido:

Álgebra linear[editar código-fonte]

Teorema

Esse é um teorema.

Teoria de números[editar código-fonte]

Teorema

Esse é um teorema.

Qualquer outro livro[editar código-fonte]

Teorema

Esse é um teorema.

Exemplos de uso (personalizado)[editar código-fonte]

Cada livro pode utilizar sua própria formatação nos teoremas. Para isso são usadas subpáginas da predefinição Teorema, para guardar o formato usado em cada livro.

Cálculo[editar código-fonte]

Nos livros Cálculo, utilizam-se parâmetros adicionais para deixar os teoremas ainda mais personalizados. Deve-se preencher os seguintes campos ao usar a predefinição: título, texto e fórmula.

Utilize um código como esse:

{{Teorema|título=Exemplo de teorema
|texto  = Os ''teoremas'' dos livros de Cálculo aparecem assim.
|fórmula= Aqui estaria uma fórmula do teorema
}}

para obter:

DandelinSpheres.png
Exemplo de teorema
Os teoremas dos livros de Cálculo aparecem assim.
Aqui estaria uma fórmula do teorema


Como posso criar outros estilos?[editar código-fonte]

Para que isso seja possível, esta predefinição possui algumas subpáginas, onde estão guardados cada um dos diferentes estilos.

Se quiser utilizar um outro, além dos que já existem, poderá criar sua predefinição na página "Teorema/Nome_do_seu_livro", e usar em seu livro o comando {{Teorema/Nome_do_seu_livro|texto}}. Se o nome usado para a subpágina for exatamente o mesmo do livro onde a predefinição será usada, é possível usar apenas {{Teorema|texto}} (sem ter de especificar o nome de seu livro a toda hora).

Veja também[editar código-fonte]

Lista de páginas começando com o prefixo "Predefinição:Corolário"


Lista de páginas começando com o prefixo "Predefinição:Proposição"