Português para estrangeiros/Oração subordinada adjetiva e predicativa

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Oração subordinada adjetiva e predicativa (Adjective and predicative clause)

-Precisamos de tradutores! Ajude-nos com a sua contribuição.

Na página anterior vimos como se forma os predicados nominal e verbo-nominal. Agora aprenderemos um quarto predicado: o predicado composto. Ele tem este nome por ser composto por mais de uma oração, que podem ser subordinadas ou coordenadas. Entre as orações subordinadas, neste momento aprenderemos três (sendo que existem quase cinquenta orações), as orações substantivas predicativas e as orações subordinadas adjetivas (restritivas e explicativas). As orações predicativas são frases subjuntivas, porque necessitam de verbo no modo subjuntivo. Já as orações adjetivas são frases indicativas, porque necessitam de verbo no modo indicativo. O período composto ocorre quando há um verbo ou locução em cada cláusula subordinada. Estas cláusulas são separadas por uma conjução, nestes casos a conjunção que. Observe as frases abaixo:
  • Período simples: Animais selvagens são encontrados por todo mundo. → o predicativo do sujeito refere-se apenas aos animais selvagens, conclui-se que há uma relação de restrição, porque a cláusula subordinada refere-se apenas em um conjunto de animais, os selvagens. Nesta frase temos uma afirmação sobre os animais selvagens.
  • Período composto: Animais selvagens que são encontrados por todo mundo possuem uma ótima adaptação climática. → nesta frase há uma referência aos animais selvagens (possuem uma ótima adaptação climática). Esta referência chama-se predicado da oração principal. Veja que ainda há uma relação de restrição, em um conjunto de animais, apenas os animais selvagens existem por toda parte. É importante saber que se o termo selvagens fosse retirado, estaríamos nos referindo a todos animais.
A frase no período composto poderia ser reescrita através de uma oração coordenada, sendo a conjunção e:
  • Animais selvagens são encontrados por todo mundo e possuem uma ótima adaptação climática.
Como já dissemos antes, todas estas frases possuem a relação da restrição, então, no período composto, tais orações são chamadas de adjetivas restritivas. As perguntas nestas frases são iguais às demais. Veja:
  • Como animais selvagens se comportam?
  • Como animais selvagens que são encontrados por todo mundo se comportam?
Note que na primeira pergunta não há a cláusula são encontrados por todo mundo, mas poderíamos colocá-la, então esta oração seria chamada de adjetiva explicativa, e sempre estas estão entre vírgulas:
  • Como animais selvagens, que são encontrados por todo mundo, se comportam?
Novamente aqui a oração subordinada (que são encontrados por todo mundo) refere-se a todos animais selvagens. Também, se retirado o termo selvagens a oração estaria se referindo a todos animais. Estas orações podem ser utilizadas em frases indicativas afirmativas:
  • Animais selvagens, que são encontrados por todo mundo, possuem uma ótima adaptação climática.
Nestas frases dizemos que todos animais selvagens são encontrados pelo mundo, logo, não há relação de restrição. Se o termo selvagens fosse retirado a oração referiria-se a todos animais. A oração é chamada de explicativa porque esta dando uma característica ao sujeito, ou seja, é um termo que não é obrigatório, ele apenas está explicando algo sobre os animais selvagens, por isso a oração subordinada adjetiva explicativa pode ser chamada de aposto explicativo. Nas orações adjetivas explicativas pode-se pôr um tipo especial de pronome demonstrativo (a, as, o, os) antes da conjunção, geralmente quando o sujeito é uma pessoa ou animal:
  • Animais selvagens, os que são encontrados por todo mundo, possuem uma ótima adaptação climática.
Quando o sujeito é uma pessoa, é muito mais agradável o pronome a quem:
  • Esta mulher, a quem já amei, chama-se Rosa.
Para lugares, usa-se o pronome onde:
  • O Brasil, onde passei minhas férias, é um país lindo.
Também existem os pronomes qual, quais, cuja, cujo, cujas, cujos, porém estes e a oração subordinada adjetiva explicativa exercem outra relação de subordinação através de uma preposição, então, estuda-las-emos mais tarde.
Oração predicativa
Como já vimos, o predicativo é a parte da frase onde os adjuntos adnominais estão separados do sujeito por um verbo de ligação. O predicativo do sujeito pode estar em forma de oração, veja:
  • A minha vontade é esta.
  • A minha vontade é que tu saias daqui.
Observe que há um verbo no predicativo, saias, por isso o uso da conjunção que e da formação da oração subordinada. Esta é uma frase subjuntiva, aprendermos a formá-la mais tarde, mas é importante você saber que as orações predicativas existem.