Packet Tracer/Introdução

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Wikipedia
A Wikipédia tem mais sobre este assunto:
Packet Tracer

O Packet Tracer (versão 5.0 em fevereiro de 2009) é um programa destinado ao ensino e aprendizado de redes de computadores criado pela empresa Cisco Systems. O aplicativo oferece simulações e opções para a diagramação de uma rede real.

Obtenção[editar | editar código-fonte]

O programa é dito gratuito. Mas isso se aplica apenas à pessoas matriculadas nos cursos da Cisco ou ligadas a entidades permitidas pela empresa. Logo, para alguém fora dessas condições, a unica forma legal de conseguir é através de um requirimento escrito junto a empresa.

Instalação[editar | editar código-fonte]

A instalação é simples e intuitiva. Basta fazer algumas pequenas configurações típicas do sistema operacional escolhido (windows ou Linux) e será instalado corretamente.

Primeira execução[editar | editar código-fonte]

Abra o programa e explore um pouco sua inteface. Veja que ele possui uma boa ajuda com tutoriais e exemplos em vídeo mostrando passo a passo certos procedimentos. Sempre que necessário, recorra a esses conteúdos para retirar dúvidas. Quanto a interface, podemos dividi-la em 3 grandes partes:

  • A área de trabalho: onde serão desenhados e visualizados os esquemas de rede. Veja os recursos de criação do esquema, como símbolos dos componentes, propriamente ditos além de recursos para facilitar a visualização, como inserção de textos nos esquemas e movimentação dos objetos.
  • A área de testes: encontra-se normalmente no canto inferior direito. Uma vez montado o esquema, será possível visualizar a comunicação entre os componentes, o caminho de um pacote, a velocidade, falhas entre outros.
  • A área de configuração: Esta não é visivel na interface inicial mas será onde a configuração física e lógica será feita. Ao clicar em um componente da rede, poderemos "entrar" nele, visualizando e modificando suas configurações e programas em execução.