Os principais compartilhadores P2P e como usá-los

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa
Etapas de desenvolvimento - 5 fases
Quase nenhum texto: 00%.svg Texto em criação: 25%.svg Texto em maturação: 50%.svg Texto desenvolvido: 75%.svg Texto abrangente: 100 percent.svg

Peer-to-peer[editar | editar código-fonte]

P2p

Peer-to-peer (do inglês par-a-par ou simplesmente ponto-a-ponto, com sigla P2P) é uma arquitetura de redes de computadores onde cada um dos pontos, ou nós da rede, funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central.

Os P2P inicialmente tem uma velocidade baixa, mas a velocidade cresce gradativamente até atingir o máximo. A principal vantagem do P2P é alta velocidade que pode, eventualmente, atingir.

Questões legais[editar | editar código-fonte]

É ilegal quebrar as leis de direitos autorais, No entanto o P2P não é apenas uma forma de compartilhar arquivos ilegalmente, é também uma maneira legal e usada por muitos. O Ubuntu, por exemplo, é distribuído pelos próprios desenvolvedores através do torrent, assim como vários MMO RPGs que o utiliza pela sua eficiência e velocidade. Então o simples uso do programa não é um crime.

Permitindo e limitando a banda[editar | editar código-fonte]

Na arquitetura P2P o que determina a velocidade de download de um arquivo é o número de pessoas conectadas a ele. Então o sucesso da rede P2P depende de que os usuários libere parte da banda para upload de modo que outros utilizem as partes do arquivo que já baixadas (esse é o comportamento padrão). No entanto é possível limitar a banda de de upload, assim como a de download a um nível confortável, para evitar sobrecarga da rede e/ou queda de conexão. Em alguns casos com tais quedas nem sequer existe a retransmissão dos arquivos, o que prejudica ambos os lados. Há também a opção de avaliar o arquivo baixado para notificar a outros que o arquivo está infectado.

Principais compartilhadores P2P[editar | editar código-fonte]

Principais sites torrent[editar | editar código-fonte]