OpenOffice.org/Writer/Utilizando o Writer

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


A Tela Inicial[editar | editar código-fonte]

A tela inicial do Writer é composta por vários elementos, como pode ser visto na figura abaixo: Writer tela principal.JPG

Criando o Primeiro Texto[editar | editar código-fonte]

Criar um texto no Writer é muito simples. Uma vez carregado para a memória, o Writer abre automaticamente um documento e posiciona o ponteiro de inserção, representado pela barra vertical na linha 1, coluna 1, da primeira página. A partir desse momento, você pode começar a digitação como se estivesse usando uma máquina de escrever.

Qualquer caractere digitado será inserido na posição do ponteiro de inserção. O Writer possui, ativado como padrão, o recurso de deslocamento automático de palavras. Isso quer dizer que não é necessário teclar ENTER no final de uma linha, para que o ponteiro salte para o início da linha seguinte. O Writer desloca a palavra que excede a margem direita para a próxima linha, sempre que essa situação ocorrer. Você só deve pressionar ENTER quando quiser forçar o avanço do ponteiro para a próxima linha.

Acentos[editar | editar código-fonte]

Para acentuar uma palavra, proceda assim: 1) Tecle o acento. Não irá aparecer nada na tela; 2) Tecle a letra que você quer acentuar. 3) Por exemplo, para escrever a palavra AMAZÔNIA: a) Escreva AMAZ b) Tecle o acento circunflexo – não irá aparecer nada na tela. c) Escreva o O. Este caractere irá aparecer acentuado, ficando o texto assim: AMAZÔ d) Digite o restante da palavra – NIA

Correção de Erros de Digitação[editar | editar código-fonte]

Corrigir erros de digitação é uma tarefa muito simples. Você possui duas formas para fazê-lo.

As Teclas BackSpace e Del[editar | editar código-fonte]

A primeira consiste em usar a tecla BACKSPACE, que fica no canto direito superior do teclado principal. Cada vez que essa tecla é pressionada, o cursor move-se uma posição para a esquerda e apaga o caractere que estava ocupando aquela posição. Uma vez apagado o caractere incorreto, basta digitar o novo caractere.

Cada vez que BACKSPACE é pressionada, o texto à direita do cursor é deslocado também para a esquerda.

Enquanto BackSpace apaga sempre o caractere à esquerda do cursor, a tecla Del, que se encontra no teclado numérico e no teclado intermediário superior, apaga o caractere atual, ou seja, aquele que está na posição do cursor.

Se você perceber um erro que está na linha anterior ou algumas palavras para trás, mova o cursor até a posição do caractere incorreto, pressione Del e digite o caractere correto.

Inserir Novas Linhas[editar | editar código-fonte]

Você não precisa se preocupar com o fim de uma linha. Simplesmente continue digitando o texto, que o Writer se encarrega de mover as novas palavras para a linha seguinte. Quando for necessário criar um novo parágrafo, simplesmente tecle ENTER e isso fará com que uma nova linha seja inserida no seu texto.

Salvando o Texto[editar | editar código-fonte]

Uma das tarefas que você precisa aprender rapidamente é como salvar um texto que está sendo digitado. Quedas ou oscilações da corrente elétrica são os maiores inimigos de quem está trabalhando com qualquer texto que ainda não tenha sido gravado no momento da oscilação da rede elétrica. A forma clássica de salvar o texto atual é ativar a opção GUARDAR do menu FICHEIRO. A primeira vez que você estiver salvando um arquivo, irá aparecer a tela abaixo:


Para salvar, proceda da seguinte maneira: 1) Escolha a pasta onde o texto será salvo; 2) Digite o nome do arquivo dentro da caixa NOME DE FICHEIRO; 3) Clique em SALVAR. Pronto, o seu texto está salvo.

Abrindo um Texto Salvo[editar | editar código-fonte]

Para trabalhar com um texto já gravado (salvo) anteriormente, você deve primeiramente Abrir o texto. Para faze-lo, proceda da seguinte maneira: 1. Escolha a opção ABRIR, do menu FICHEIRO. Vai aparecer a tela abaixo 2. Localize a pasta em que se encontra o seu arquivo. 3. Escolha o texto que você quer abrir, clicando sobre ele. 4. Após clique sobre o BOTÃO ABRIR

Movimentação no Documento[editar | editar código-fonte]

Você pode deslocar facilmente o cursor pelo texto, utilizando o teclado. Veja, na tabela abaixo, as combinações de teclas que podem ser utilizadas para deslocar o cursor pelo texto.

Tecla Operação Seta à Direita/Seta à Esquerda Cursor: se desloca um caracter para a direita ou para a esquerda


CTRL + Seta à Direita CTRL + Seta à Esquerda O cursor se move para o início ou o fim de uma palavra.


Seta para Cima/Seta para Baixo: Cursor se desloca para a linha acima ou para a linha abaixo


CTRL + Seta para Cima CTRL + Seta para Baixo Movimenta o parágrafo atual (o patrágrafo no qual o cursor está posicionado) para cima ou para baixo.


HOME : Move o cursor para o início da linha atual (a linha onde ele está posicionado).


CTRL + HOME: Move o cursor para o início do documento.


END: Move o cursor para o fim da linha atual (a linha onde o cursor está posicionado).


CTRL + END: Move o cursor para o fim do documento (move para a última linha do texto).


Page UP: Movimenta o texto uma página acima (uma tela).


Page Down: Movimenta o texto uma página abaixo.

Selecionar Blocos de Texto[editar | editar código-fonte]

Sempre que você necessitar alterar um texto, você deve, obrigatoriamente, em primeiro lugar, selecionar o texto. Para selecionar o texto (todo ele ou apenas uma parte), você deve proceder da seguinte maneira: Para selecionar uma palavra: Clicar duas vezes sobre ela.


• Para selecionar mais de uma palavra: Arrastar o mouse sobre as palavras que você quer selecionar.


• Para selecionar uma linha: Clicar três vezes sobre a linha.


• Para selecionar todo o texto: Pressione CTRL+A ou então escolha a opção Selecionar Tudo do Menu Editar.


• Seleção com o Teclado No teclado, mantenha pressionada a tecla SHIFT (tecla de maiúsculas), enquanto você movimenta o cursor com as teclas de setas (teclado).

Recortar e Colar Blocos Textos[editar | editar código-fonte]

Se você quiser mover partes de um texto ao longo das páginas, você pode utilizar o botão Cortar da Barra de Funções ou no Menu Editar. Proceda da seguinte maneira:

1. Selecione o texto que você quer Mover;


2. Clique no botão Cortar ou escolha a opção Cortar do Menu Editar; Nesta operação, o bloco será apagado do texto, mas permanecerá na área de transferência, podendo ser colado para qualquer posição do arquivo.


3. Coloque o cursor na posição onde você deseja inserir o texto;


4. Clique no botão Colar ou escolha a opção Colar do menu Editar O seu texto será inserido na posição do cursor, porém continuará na área de transferência, podendo ser colado novamente.

Copiar e Colar Blocos de Textos[editar | editar código-fonte]

Se você quiser copiar partes de um texto ao longo das páginas, você pode utilizar o botão Copiar da Barra de Funções ou no Menu Editar. Proceda da seguinte maneira:

1. Selecione o texto que você quer Copiar;


2. Clique no botão Copiar ou escolha a opção Copiar do Menu Editar; Nesta operação, o bloco NÃO será apagado do texto, mas permanecerá na área de transferência, podendo ser colado para qualquer posição do arquivo.


3. Coloque o cursor na posição onde você deseja inserir o texto;


4. Clique no botão Colar ou escolha a opção Colar do menu Editar O seu texto será inserido na posição do cursor, porém continuará na área de transferência, podendo ser colado novamente.

Excluir Blocos de Textos[editar | editar código-fonte]

Para apagar um bloco de texto (palavras ou linhas) mova o ponteiro do mouse para o início do bloco, pressione o botão esquerdo e arraste até o final, isso seleciona o texto. Solte o botão do mouse e pressione DEL. Ou então, coloque o cursor no início do bloco, pressione Shift esquerdo e, mantendo Shift pressionado, tecle seta até o final do bloco. Após pressione a tecla DEL no teclado.

Substituir Textos[editar | editar código-fonte]

Para substituir um texto por outro, proceda da seguinte maneira:

1. Selecione o texto que você deseja substituir


2. Digite o novo texto. O Writer substitui o que está selecionado pelo novo texto que você está digitando.

Desfazer e Refazer[editar | editar código-fonte]

Desfazer[editar | editar código-fonte]

Todas as alterações do seu texto podem ser revertidas com o uso do botão Anular. Ele “desfaz” as últimas alterações, uma a uma, retornando o seu texto ao estado anterior (antigo).

Refazer[editar | editar código-fonte]

Todas as alterações desfeitas com o uso do botão desfazer podem ser refeitas, com o uso do botão Restaurar. Utilize-o sempre que você se arrepender de ter desfeito algo em seu texto.