Saltar para o conteúdo

O Formalismo Hiperdecimal dos Números/Introdução

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

O Formalismo Hiperdecimal surgiu em resposta a diversas demandas da Álgebra Elementar.

A mais importante demanda se referia à possibilidade de elaboração de um algoritmo de divisão mais simples e mais eficiente do que o Método da Chave.

Outra demanda importantíssima se referia à possibilidade de se representar dado número, segundo o formalismo decimal, de diversas maneiras, mas com a mesma simplicidade e operacionalidade.

Outra demanda fundamental se referia à possibilidade de se realizar radiciações e outros tipos de funções de modo algébrico, com a precisão que se desejasse.

O Formalismo Hiperdecimal ora apresentado atende superabundamente à primeira demanda tornando as 4 operações algébricas básicas mais simples e eficientes. Ele determina até 4 modos distintos de se realizar as divisões.

A segunda demanda é a melhor atendida pelo Formalismo Hiperdecimal, pois este consegue expressar qualquer número, mesmo um simples natural, de infinitas formas igualmente válidas do ponto de vista algébrico.

Atendendo razoavelmente à terceira demanda, o Formalismo apresenta o Método Maciel para se realizar o cálculo exato de raízes quadráticas e cúbicas com a precisão que se deseje. Tal método também se aplica ao cálculo de polinômios com graus naturais, embora apenas as soluções dos polinômios quadráticos vá serem apresentadas por hora.

Um desenvolvimento realmente relevante do Formalismo Hiperdecimal se refere ao Método Alfabético para a inspeção da Divisibilidade dos números. Tal método permite demonstrar indubitavelmente se um número natural qualquer é primo ou, caso contrário, quais seriam todos os seus divisores inteiros.