Nikola Tesla/Introdução
Nikola Tesla (cirílico sérvio: Никола Тесла) foi de brilhantismo intelectual incomum. O inventor sérvio-americano, físico, engenheiro mecânico e engenheiro eletricista tinha uma capacidade mental geral que poderia criar, planejar e resolver problemas em sua cabeça. Ele poderia pensar abstratamente e compreender ideias, sem colocar a caneta no papel. Suas patentes (mais de 225 nos Estados Unidos) e trabalhos teóricos continuam a constituir a base para os modernos sistemas de corrente alternada de energia elétrica (incluindo o sistema polifásico de distribuição de energia). Tesla ajudou a inaugurar a Segunda Revolução Industrial. Tesla é considerado um dos inventores mais importantes da história. Ele também é bem conhecido por suas contribuições à ciência da eletricidade e magnetismo no final do século 19 e início do século 20. Seu legado pode ser visto em toda a civilização moderna.
Em seus primeiros anos, ele gozou de uma muito difundida fama; ele foi amplamente reconhecido na alta sociedade e na cultura, e uma quantidade significativa de material profissional das indústrias de publicação concentrou-se nos anúncios de Tesla. Ele era muito bem visto nos anais da história. Nos Estados Unidos, a fama de Tesla rivalizava com a de qualquer outro inventor ou cientista de sua época. Após a sua demonstração de comunicação sem fio em 1893 e depois de Westinghouse ser o vencedor na "Guerra das Correntes", usando as patentes de Tesla, ele foi amplamente respeitado como o maior engenheiro elétrico da América. O nome de Tesla tornou-se sinônimo de inovação e realização prática. Seu nome foi um dos mais reconhecidos no mundo, um mágico que conjurou proezas técnicas. Muito dos seus primeiros trabalhos foram pioneiros da engenharia elétrica moderna e muitas de suas descobertas foram de importância inovadora. Mais tarde ele foi creditado como inventor do rádio. A visão de Tesla era encontrar uma maneira de prover à humanidade os meios para a energia ilimitada. Ele deu sua vida para transformar estes planos em realidade, enquanto outros fizeram fortunas com suas invenções.
Em seus últimos anos, Tesla foi considerado como um cientista louco. Nos seus últimos anos, Tesla ficou conhecido por fazer "bizarras" mal-entendidas pretensões sobre possíveis desenvolvimentos científicos. No final de sua vida, Tesla foi ridicularizado por seus contemporâneos e acabou pobre e esquecido. Nunca colocando um grande foco em suas finanças, Tesla morreu empobrecido com 86 anos de idade. Tesla estava à frente do seu tempo; muitas das ideias e conceitos de Tesla estão apenas recentemente vindo a ser concretizadas.
O legado de Tesla pode ser visto em toda a civilização moderna, em qualquer ponto onde a eletricidade é usada. Além de seu trabalho sobre o eletromagnetismo e na engenharia, diz-se que Tesla teria contribuído em variados graus nos campos da robótica, balística, ciência da computação, física nuclear e física teórica. Muitas de suas conquistas têm sido utilizadas, com alguma controvérsia, para apoiar diversas pseudociências, teorias UFO, e ocultismo Nova Era. Muitos dos admiradores contemporâneos de Tesla o consideram o homem que inventou o século XX.