MootiroMaps/Como fazer uma descrição de qualidade/Qualificar dados/Comunidades

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Nome[editar | editar código-fonte]

Coloque o nome oficial da comunidade em um português claro, sem abreviações, gírias e regionalismos.

Tipo[editar | editar código-fonte]

É importante dizer que tipo de comunidade a comunidade é. A depender de cada caso, pode ser consideradas comunidades: municípios, favelas, quilombolas, vilas, bairros, comunidades ribeirinhas ou qualquer outra região de atuação.

Área e Localização[editar | editar código-fonte]

Descreva bem onde a comunidade se-localiza. Indique o estado, e região, a cidade, o distrito ou os bairros vizinhos em quais a comunidade fica.

Número de Habitantes/Domicílios[editar | editar código-fonte]

Para verificar o número de habitantes de municípios, pode entrar no site do Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Para verificar o número de habitantes das comunidades menores voce pode entrar no sistéma de DATASUS, em sites de UBS onde às vezes tem informacoes sobre a comunidade atendida. (Exemplo)

Contato[editar | editar código-fonte]

Deixe contatos de pessoas que são reconhecidamente líderes comunitários, para que seja fácil o contato com os mesmos, já que pode. O contato será o nome da pessoa/organização, endereço, fone e e-mail, que é mais importante.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Descreva bem a comunidade e sublinhe características importantes da comunidade.

Histórico: Quando surgiu e por que? Fatores que impulsionaram o crescimento urbano/da comunidade?

Economia local: Empresas na região, infra-estrutura (asfaltado, saneamento básico, moradias), atividade economica da população.

Cultura e projetos sociais, movimentos cidadaos, instituições na comunidade: Indique organizações, atividades, ações e projetos que existem ou foram realizados na comunidade. Exemplos: Escolas, creches, unidades de saúde, ONG´s, associações de bairros, rádios ou jornais comunitários, teatros etc.

Informações adicionais[editar | editar código-fonte]