Mistérios do Egito Antigo para curiosos/Narmer ou Menés?

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa


O rei Narmer e o rei Menés são a mesma pessoa?[editar | editar código-fonte]

O Egito antigo era dividido em Baixo Egito e Alto Egito. Imagine um grande país dividido em duas partes, cada parte com diversos Nomos. Cada Nomo tinha seu governante e certamente, tanto no alto quanto no baixo Egito deve ter havido alguns reis.

Quando a gente estuda a História do Egito Antigo, é famoso o rei que unificou o país, ou seja, que juntou todas as terras do Egito, e se tornou o rei de todos os egípcios. Esse rei é conhecido como Narmer.

Paleta de Narmer, parte de trás.
Paleta de Narmer, frente.

Existe uma placa feita com uma rocha chamada xisto, que mostra o rei Narmer como o unificador do Egito. Ela é chamada Paleta de Narmer.

De um lado, a placa mostra Narmer usando a coroa do alto Egito (coroa branca), do outro lado, ele usa a coroa do baixo Egito (coroa vermelha). Então se deduz que ele foi o primeiro faraó. Só podia ser chamado faraó o rei do Egito inteiro.

Então onde está o mistério?[editar | editar código-fonte]

Acontece, que um sacerdote egípcio chamado Mâneton, que escreveu uma coleção de três livros sobre a história do Egito antigo, fez também uma lista de faraós. Ele afirma que o primeiro faraó foi Menés.

Então, como saber quem foi o rei com direito de ser chamado faraó, porque juntou todas as terras do Egito? Faraó era aquele que reinava sobre o Egito inteiro e unido, será que foi o Narmer ou o Menés?

Será que Menes é o nome de Narmer em grego, porque Mâneton escreveu seus livros em grego? Será que Menes é uma mistura de diversos chefes de Nomos ou de títulos? Será que Nar e Mer devem ser lidos ao contrário, ou seja, Mernar?

Referências[editar | editar código-fonte]

  • VENDEL, Ottar. Desenho da paleta de Narmer. Visitado em 13 de fevereiro de 2008. (em inglês)
  • PETRIE MUSEUM. Narmer. Visitado em 13 de fevereiro de 2008. (em inglês)