Mecânica dos materiais/Materiais
Os materiais encontrados na natureza são classificados na tabela periódica, e estão organizados em ordem crescente de número atômico (número de prótons).
O ferro é encontrado em abundância e será abordado em primeiro lugar:
Símbolo | Fe | Número atômico | 26 |
Quando combinado com o Carbono, um novo termo genérico é atribuído, a esta mistura chamamos de aço. Através de processos de aciarias e siderúrgicas (que aquecem este material até ele se tornar líquido) este aço pode ser fornecido com outras misturas, o aço 1020, por exemplo, define uma resistência à tração mínima de 250 kgf/cm^2 e chama-se aço carbono.
Por definição, o aço-carbono é uma liga metálica, e sua constituição de liga confere ao aço o nível de resistência mecânica desejada dependendo de sua composição entretanto a quantidade de carbono pode variar desta forma conforme o diagrama de ferro-carbono até o limite de 6,67%
É certo que esta é uma pequena quantidade de carbono por peso, mas resulta em melhorias físicas significativas, tornando o aço mais duro e mais forte do que o ferro puro . Na sua forma mais básica, o aço é normalmente feito de ferro e carbono, com vestígios insignificantes de outros elementos – isto é chamado de aço carbono.
Na imagem, o aço carbono é o material de composição deste trilho de trem[1]
A mecânica do materiais estuda como será o comportamento deste produto, em todas as circunstâncias como tração, fadiga, envelhecimento, acabamento, compressão, torção, etc.
Hoje com o avanço da programação, os computadores auxiliam engenheiros em seus projetos , e como diria o engenheiro Cristiano de Oliveira “O CONHECER DE HOJE É O CRESCER DO AMANHÔ[1], de forma prática e aplicada ao mercado cada projeto é elaborado de forma rápida e otimizada, necessitando o conhecimento técnico para fundamentar e aprovar o serviço e que através do Crea (que é o conselho fiscalizador) temos a garantia do profissionalismo necessário.