Mecânica dos fluidos/Vídeos
Aspeto
Leis básicas
[editar | editar código-fonte]- No-slip condition O vídeo mostra que a velocidade do fluido é nula junto a uma superfície sólida.
Tensão superficial
[editar | editar código-fonte]- Tensão superficial (1) O vídeo mostra vários efeitos da tensão superficial, uma "hipótese bem sucedida", conforme diz o narrador.
- 0'32" a 1'03" - Uma armação de arame e barbante é mergulhada em uma solução de água e sabão. Um filme fino se forma no contorno limitado pelos sólidos. Na ausência de tensão externa, o filme puxa o barbante para dentro, devido à tensão superficial elevada. O fato de a tensão no filme ser uniforme em todas as direções explica por que o barbante forma arcos de círculo. Com a aplicação de tensão externa, o perímetro do filme aumenta, aumentando a tensão superficial (que, como sabemos, é proporcional ao perímetro de contato), equilibrando-a.
- 1'15" a 1'27" - Um aro de barbante é colocado sobre a solução, tomando uma forma relaxada. Quando se aplica tensão sobre a superfície, aparece uma tensão interna que a equilibra; o barbante sofre o efeito dessa tensão interna e assume a forma circular.
- 1'30" a 2'15" - Botes de acampamento (ing. camperboats) oferecem uma maior superfície de contato na traseira do que na dianteira, por isso são ligeiramente impulsionados para a frente. Em contraste, partículas de formato irregular são impulsionadas aleatoriamente.
- 2'16" a 2'55" - Bolhas de sabão sempre se interceptam formando ângulos de 120. Por isso, apenas três bolhas podem tocar-se ao mesmo tempo; uma intersecção de quatro bolhas é instável.
- 2'56" a 4'11" - Nas interfaces água/cera, mercúrio/vidro e água/sabão formam-se ângulos diferentes de intersecção.
- 4'52" a 5'14" - A tensão é maior no lado côncavo de uma superfície do que no lado convexo. Por isso, a fumaça é expelida do interior do balão para o exterior.
- 6'24" a 7'11" - Como a diferença de pressão é inversamente proporcional ao raio de curvatura, a pressão interna é muito grande em bolhas pequenas. Isso indica que a formação de uma nova bolha é muito difícil. No béquer em ebulição mostrado, aparentemente formam-se muitas novas bolhas a cada momento, mas o que acontece é apenas o aumento de bolhas já existentes no fundo, presas a irregularidades na superfície ou a partículas sólidas em suspensão. Em um recipiente bem liso e com água limpa, a ebulição é insuficiente para formar novas bolhas.
- 7'12" a 7'57" - Um tubo com espaço na ponta para ar atua de maneira eficiente na formação de novas bolhas.
- 7'58" a 8'38" - Uma taça de chopp contém muito gás carbônico, mas poucas bolhas estão aparentes, até ser introduzido um tubo de vidro que atua como núcleo de formação de novas bolhas.
- 8'39" a 9'33" - Uma gota de água cai da torneira quando a tensão superficial não pode suportar seu peso. Uma gota de álcool, que possui tensão superficial muito menor e densidade apenas ligeiramente menor, cai quando atinge um tamanho menor.
- 9'34" a 9'33" - A ascensão capilar é muito maior no caso da água que no do álcool.
- Tensão superficial (2) Continuação do anterior.
Aerodinâmica
[editar | editar código-fonte]- Efeito aerodinâmico da sucção O vídeo mostra a formação de fluxo separado na parte traseira de um objeto não aerodinâmico (no caso, uma asa colocada em ângulo muito acentuado), e como a sucção de fluido no local faz com que o escoamento torne-se laminar. A sucção, em um caso prático, pode ser feita por meio de meras fendas abertas na superfície da asa.
Fluxo em canais abertos
[editar | editar código-fonte]- Formação de ressalto hidráulico O vídeo mostra como a colocação de um obstáculo em um canal aberto provoca a formação de um ressalto hidráulico. A montante do obstáculo, o escoamento é subcrítico; a jusante, sobrecrítico; o escoamento a montante é mais lento e mais profundo, e a jusante, mais veloz e mais raso. Quando uma comporta a jusante é fechada, o nível da água se eleva, e o ressalto hidráulico fica submerso; a diferença na altura da água antes e depois do obstáculo fornece uma medida da perda de carga. Durante todo o vídeo, pode-se notar turbulência e fluxo secundário no fundo do canal, logo depois do obstáculo.
- Transporte de resíduos sólidos em um ressalto hidráulico O vídeo mostra como a velocidade de escoamento muda em um ressalto hidráulico, e como isso interfere no transporte de resíduos sólidos. Como a velocidade é pequena a montante do ressalto, ocorre depósito de sedimentos; a jusante não, pois a velocidade é maior. Mesmo uma camada espessa de detritos é transportada pelo fluido em escoamento supercrítico.