Mato Grosso do Sul/Cultura
A cultura sul-mato-grossense é muito influenciada pela cultura paraguaia. Vários pratos típicos paraguaios fazem parte do cotidiano do sul-mato-grossense, tais como: a sopa paraguaia, a chipa e o tereré. A gastronomia do estado também é influenciada pela cultura dos imigrantes japoneses: pratos como o udon e o yakisoba são comuns no estado.
Peixes típicos dos rios do estado, como o pintado, o piraputanga, o pacu e o dourado, costumam ser utilizados nos pratos típicos. Também são utilizados a carne de jacaré e o suco de guavira[1].
No campo da música, o gênero típico do estado é a música sertaneja do interior do Brasil. A figura humana típica do estado é a do pantaneiro: o vaqueiro que tradicionalmente cuidava do gado na região do pantanal.
-
Tereré
-
Sobá (そば ou 蕎麦?) é um tipo de macarrão japonês feito a base de farinha de trigo sarraceno, podendo-se misturar ou não outros ingredientes à massa. A palavra soba significa trigo sarraceno na língua japonesa, porém também é utilizada como denominação genérica para macarrão oriental em geral (Ex.: Okinawa soba, chūka-soba, yakisoba), excetos udon e somen.
-
Yakisoba
-
Pintado (também chamado surubim), o peixe mais famoso da culinária sul-mato-grossense
-
O jacaré-do-pantanal (Caiman yacare) também é muito apreciado na culinária do estado
-
Guavira (Campomanesia pubescens), também chamada guabiroba
-
Viola caipira, o instrumento típico da música sertaneja
Referências
- ↑ Folha do turismo. Setembro de 2010, ano 22, número 371. Grupo Folha Dirigida. p.55