Matias Aires/Problema de arquitetura civil (Parte I)

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

O Problema de Arquitetura Civil, a saber: Porque os edifícios antigos têm mais duração e resistem mais ao tremor de terra que os modernos? foi publicado postumamente em 1770, pelo filho de Matias: Manuel Ignácio Ramos da Silva Eça, que ficou famoso desde então. Nesse contexto, a irmã de Matias, Teresa Margarida da Silva e Orta que afastara-se do irmão, reataria com ele sua amizade após a morte do marido. Assim, eles moraram juntos em São Francisco de Borja até a morte de Matias, em 1763. Após seu falecimento Teresa e Manuel entraram numa disputa judicial pelos bens de Matias, acumulados também pelas publicações.

No Problema de arquitetura civil, Matias Aires apresenta que, se as causas do terremoto não são investigadas — sua ocorrência é um desígnio da natureza e diz respeito à Verdade Providencial —, pode-se, ao menos, pesquisar os motivos de os edifícios tombarem, e é a isso que ele se dedica. Encontra, sim, essa causa nos homens, mas não na moralidade dos costumes, mas na moralidade da escolha dos modos de construção dos edifícios.

Esta página é somente um esboço.
Ampliando-a você ajudará a melhorar o Wikilivros.

Valinhas, Mannuella Luz de Oliveira; Costa Lima Filho, Luiz de França. A ideia de História em Matias Aires. Rio de Janeiro, 2012. 221p. Tese de Doutorado — Departamento de História, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.