Marcas nas fotografias de Werner Haberkorn/Vista parcial do Vale do Anhangabaú. São Paulo-SP 38

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Marcas nas fotografias de Werner Haberkorn
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Vista parcial do Vale do Anhangabaú. São Paulo/SP (metadados).

Lista de marcas identificadas[editar | editar código-fonte]

  • Goomtex
  • Cosmopolita
  • CICA
  • Coca-Cola
  • Urbania Capital
  • Amendoliva

Pesquisa sobre marcas[editar | editar código-fonte]

GOOMTEX[editar | editar código-fonte]

A Goomtex era uma marca de capas de chuva e abrigos. Fundada por David Zeiger e sua irmã Shaja (Salomão) Zeiger, que era alfaiate, em meados da década de 1920.

Referências

http://sergiozeiger.wixsite.com/david-zeiger/goomtex

COSMOPOLITA[editar | editar código-fonte]

Após profundas pesquisas em busca de informações sobre a marca, não foi possível encontrar informações à seu respeito, tendo impossibilitando a publicação de suas características.

CICA[editar | editar código-fonte]

A Companhia Industrial de Conservas Alimentícias, mais conhecida popularmente como CICA, foi uma das maiores multi-produtoras agrícolas brasileira. A companhia foi fundada em Jundiaí, Sao Paulo, em 1941 e em 1993, a CICA foi comprada pela Arisco, após ter seu complexo industrial em Presidente Prudente, no interior de São Paulo, fechado em 1992.

Referências

http://jundiagora.com.br/cica-marcou/

COCA-COLA[editar | editar código-fonte]

A Coca-Cola é um refrigerante da marca Cola-Cola, levando o mesmo nome por ser o refresco mais famoso da empresa, vendido em lojas, restaurantes, postos, maquinas de venda automática, mercados, em todo o mundo. A primeira bebida originalmente vendida com o nome de Coca-Cola, foi em 8 de Maio de 1886, onde foi Frank Robinson que deu o nome e utilizou de seu própria caligrafia para criar o primeiro logotipo.

Referências

https://www.cocacolabrasil.com.br/sobre-a-coca-cola-brasil/a-historia-da-coca-cola-brasil#ath

URBANIA CAPITAL[editar | editar código-fonte]

Após profundas pesquisas em busca de informações sobre a marca, não foi possível encontrar informações à seu respeito, tendo impossibilitando a publicação de suas características.

AMENDOLIVA[editar | editar código-fonte]

A marca de óleo teve registro em 1957, no auge das impressões, muitas propagandas eram publicadas em jornais. Amendoliva na verdade é um produto da marca Refinadora de óleos S.A. Feito de azeite de azeitonas italianas e de amendoim nacional diz poder ser usado em saladas e em todos os pratos.

Referências

- artigos jornalísticos.

Comentários sobre a fotografia[editar | editar código-fonte]

Uma foto diurna com visão ao viaduto do Chá, elemento principal, e evidencia também para o mobiliário urbano (canteiro central e luminárias). Os dois principais destaques passados pelo fotógrafo estão bem fáceis de serem percebidos, praticamente não se vê construções térreas, ou seja, a verticalização das moradias já prevalece nos prédios clássicos da área central da cidade; as marcas, inclusive analisadas, possuem bastante evidencia já que se localizavam no topo dos maiores prédios. A automobilização é vista onde os carros são retratados, inclusive em movimento, que pode ser analisado como representação da locomoção e agito. Pode se perceber o plano de céu no fundo, com a linha formada pelo viaduto do Chá, e a sua esquerda, nós podemos ver palmeiras e um grande edifício que reduz a escala da natureza das palmeiras, assim como, carros trafegando na direção a fotografia. Ao lado direito da foto, podemos notar uma presença maior de pessoas nas calçadas, como também um numero maior de prédios, e os carros vão no sentido contrario ao da foto. Nota-se a presença de linhas verticais das ruas e nas calçadas principalmente, dando um ar de simetria.