Marcas nas fotografias de Werner Haberkorn/Vista parcial da Praça João Mendes. São Paulo-Sp., Acervo do Museu Paulista da USP (cropped)

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Marcas nas fotografias de Werner Haberkorn
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Vista parcial da Praça João Mendes. São Paulo-SP (metadados).

Lista de marcas identificadas[editar | editar código-fonte]

  • Coca-Cola
  • Medicamentos Vegetais Catedral

Pesquisa sobre marcas[editar | editar código-fonte]

Coca-Cola[editar | editar código-fonte]

Fundada no dia 8 de maio de 1886 em Atlanta, nos Estados Unidos pelo farmacêutico, John S. Permberton. O farmacêutico quis criar um xarope para pessoas com problemas de digestão e dá-los energia. A bebida foi um sucesso na época, sendo vendida na farmácia Jacobs a um preço de irrelevante, na qual era vendida a 5 centímetros o copo.

A fórmula de Permberton obteve êxito rapidamente com a ajuda de seu contabilista Frank Robinson, quem idealizou e desenhou a marca e seu logotipo. E foi daí que nasceu a tão famosa The Coca-Cola- Company, formada também pelo farmacêutico Asa G. Candler, o seu irmão John S. Candler e Frank Robinson. Onze anos após o surgimento da The Cola-Cola Company, a marca saiu pela primeira vez dos Estados Unidos. Em dois anos concretizou-se o primeiro acordo para engarrafar a bebida em todo os Estados Unidos, criando as bases do negócio ao redor do mundo. No início do século XX, mais de 400 fábricas começaram a engarrafar a Coca-Cola nos Estados Unidos, Canadá, Cuba e Panamá. Logo após esse sucesso com as garrafas, vieram as vendas em latas.

A companhia foi crescendo cada vez mais e hoje conta com mais de 24 milhões de pontos vendas em 200 países, vende 1.900 milhões de unidades ao dia e cria emprego a mais de 71.000 mil pessoas.

A marca Coca-Cola é considerada uma das maiores do mundo segundo a Interbrad. Ao todo, suas marcas estão avaliadas em mais de mil milhões de dólares.

Referências

https://www.cocacolaportugal.pt/historias/historia-bebida-mais-famosa-do-mundo

http://www.cocacolaportugal.pt/

Medicamentos Vegetais Catedral[editar | editar código-fonte]

Medicamentos Catedral Vegetais, mais conhecido como Laboratório Vegetal Catedral, teoricamente fundada em 1968. Era a princípio uma empresa de biotecnologia que tinha como objetivo o desenvolvimento de produtos de forma sustentável.

Fornecem extratos vegetais para os segmentos de alimentos, bebidas, farmácias de manipulação, cosméticos e distribuidores de insumos.

A marca engloba grupos de profissionais capacitados, a fim de garantir total qualidade em seus produtos, onde há especialidades em diversos setores de cada unidade. Além de promover pesquisas, a marca possui extensas estratégias, visam transformar negócios em oportunidades mais eficazes para a criação de alianças satisfatórias.

A empresa aproveita cada recurso natural que o país como o Brasil oferece, estão entre as maiores empresas do mundo em quesito de inovação para com produtos biodegradáveis.

Referências

Almanaque Catedral - Laboratório Vegetal Catedral S. Paulo 1968

Comentários sobre a fotografia[editar | editar código-fonte]

Em 1940 e 1950, o fotógrafo e engenheiro alemão, Werner Haberkorn veio ao Brasil retratar as paisagens urbanas da cidade de São Paulo e Campinas, focando nos grande centros econômicos das cidades. Nas imagens retratadas por Haberkorn, pode-se notar um variedade de marcas/empresas expostas pelas cidades.

Seu principal objetivo era mostrar em suas imagens o avanço tecnológico e econômico de São Paulo a partir do enorme processo de automação, fluxo de pessoas, e o grande desenvolvimento arquitetônico da metrópole, como o rápido crescimento de edifícios.

As marcas vistas nas fotografias, faziam uso de outdoors como meio de propagação e o extenso número de pessoas andando nas ruas a fim de atingir um maior público para consumirem o que as marcas oferecem. Por conta disso o centro de São Paulo era visto como uma dos maiores centros econômicos de todo o país.

A imagem apresentada parcialmente da Praça João Mendes, localizada no centro da cidade de São Paulo e formada no ano de 1756, é ainda hoje um dos principais pontos de São Paulo, tanto turístico como econômico por possuir um movimento histórico de extrema importância que foi a criação dos Conselhos de Governo após a Independência do Brasil, onde ocorriam também, reuniões do Conselho do Estado da época.