Saltar para o conteúdo

Maquinavirtual/Introdução ao servidor Linux

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

O servidor Linux é um servidor construído com o sistema operacional de código aberto Linux. Oferece às empresas uma opção econômica de fornecimento de conteúdo, aplicativos e serviços aos clientes. Como o código do Linux é aberto, os usuários também se beneficiam de sua forte comunidade de recursos e defensores.

Cada tipo de servidor Linux foi projetado considerando diferentes formas de uso:

  • Se estiver utilizando um servidor web, é provável que ele seja o CentOS®
  • Caso os seus aplicativos atendam a milhares de usuários, ou até mais, você vai precisar de algo projetado para atender a esse volume, como o Red Hat® Enterprise ou o Ubuntu® Server
  • Se isso estiver acima do que a sua empresa precisa, um servidor Turnkey Linux de finalidade única talvez seja suficiente

A infraestrutura de nuvem é, normalmente, baseada no Linux.

De acordo com a empresa de pesquisas IDC, muitas empresas estão reduzindo o número de servidores que gerenciam, consolidando as centrais de dados e migrando para o Software como serviço (SaaS) sempre que possível, transferindo a responsabilidade do servidor para os provedores de serviço de nuvem.

Ao fazer uso de um provedor de serviços como a Rackspace para hospedar ou gerenciar o servidor Linux, podemos combinar os serviços de servidor, armazenamento e rede para criar uma solução integrada que atenda às suas necessidades. Assim, você pode se concentrar no crescimento da sua empresa em vez de ter que se tornar especialista em Linux.