Saltar para o conteúdo

Maquinavirtual/Histórico do VirtualBox

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

VirtualBox é um software de virtualização desenvolvido pela empresa Innotek depois comprado pela Sun Microsystems que posteriormente foi comprada pela Oracle que, como o VMware Workstation, visa criar ambientes para instalação de sistemas distintos. Ele permite a instalação e utilização de um sistema operacional dentro de outro, assim como seus respectivos softwares, como dois ou mais computadores independentes, mas compartilhando fisicamente o mesmo hardware.

O VirtualBox pode ser instalado em vários sistemas operacionais hospedeiros, incluindo: Linux, macOS, Windows, Solaris e OpenSolaris. Há também portes para FreeBSD e Genode.Ele suporta a criação e o gerenciamento de máquinas virtuais executando versões e derivações do Windows, Linux, BSD, OS/2, Solaris, Haiku, OSx86 e outras,e virtualização limitada de convidados macOS no hardware da Apple.

O VirtualBox pode ser usado tanto por usuários comuns, como por desenvolvedores de sistemas ou profissionais de TI.

Criado pela empresa alemã Innotek, inicialmente oferecia uma licença proprietária, existia uma versão do produto para uso pessoal ou de avaliação sem custo. Em Janeiro de 2007 é lançado a versão VirtualBox OSE (Open Source Edition) com a licença GPL (GNU General Public License), versão 2. Em Fevereiro de 2008 a empresa Innotek é adquirida pela Sun Microsystems.No dia 20 de Abril de 2009 a Oracle compra a Sun Microsystems e todos os seus produtos, incluindo o VirtualBox.