Saltar para o conteúdo

Manual para SketchUp/Controlando a vista

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

É indispensável poder visualizar um modelo tridimensional de todos os ângulos à medida que o criamos. Assim, o primeiro passo para aprender a utilizar o SketchUp é aprender a controlar o ângulo de visão da "câmera" do usuário. No SketchUp, assim como na maioria dos outros programas de modelagem em 3D, há diversos comandos básicos para manipular a câmera. Todos podem ser ativados temporariamente com um mouse de três ou mais botões com rodinha, o que é muito mais rápido do que trocar para a ferramenta cada vez que se deseja mover a câmera. Aqui discutiremos os dois métodos.

  • Nota: Aqui utilizo "câmera" para me referir mais brevemente ao ponto de visão do usuário em relação ao modelo 3D. As entidades do SketchUp chamadas de "câmeras", que são utilizadas para gravar animações, serão discutidas no futuro.
Com a função orbitar, a câmera se move ao redor de um objeto, mantendo o eixo vertical estático e sempre apontando para o mesmo ponto no espaço.

Orbitar um modelo significa girar a câmera ao redor dele, constantemente alterando o ângulo horizontal da mesma para que se observe o mesmo ponto no espaço continuamente. O comando de orbitar pode ser utilizado temporariamente apertando e segurando a roda do mouse, ou pode-se trocar a ferramenta atual para o comando de orbitar ao clicar no ícone correspondente na barra de ferramentas (representado por duas setas, uma vermelha e uma verde, curvando-se ao redor de um eixo vertical). A tecla de atalho para selecionar a ferramenta orbitar é O.

Enquanto se utiliza o comando orbit, o SketchUp sempre manterá a câmera no mesmo eixo vertical - caso se deseje alterar isso também, por exemplo para se observar o ambiente de "ponta-cabeça", pode-se segurar a tecla Ctrl (No Windows) ou Option (em dispositivos da Apple).

O Zoom é a aproximação do ponto de vista do usuário ao modelo. O chamado Zoom in aproxima uma área específica para que se possa editá-la com mais precisão, e o Zoom out afasta o ponto de vista do modelo, para que se possa ver uma área maior do ambiente.

Pode-se rolar a roda do mouse para ativar essa funcionalidade temporariamente. Caso se deseje trocar para essa ferramenta definitivamente (por exemplo, caso seu mouse não possua uma roda) utilize a tecla de atalho Z ou os ícones de lupas na barra de ferramentas: a lupa comum permite clicar e arrastar o mouse para cima e para baixo a fim de controlar o zoom. O ícone de lupa com 3 setas vermelhas instantaneamente centraliza a câmera na área utilizada, tornando todo o modelo visível. O atalho para essa função é Shift + Z.

Finalmente, a ferramenta janela de zoom, representada por uma lupa dentro de um quadrado vermelho, permite ao usuário clicar e arrastar o mouse para formar um retângulo que define a área que será mantida em foco após o zoom.

Abreviação de Panning, palavra originada da mesma raiz de "Panorâmica". Entretanto, em computação gráfica, Panning tem um significado diferente daquele utilizado no cinema: Enquanto uma panorâmica no cinema significa a rotação do ângulo de uma câmera em um dos eixos, aqui usamos "Pan" para se referir a um movimento de câmera paralelo ao ângulo de visão original, movendo a câmera para cima, para baixo e para os lados sem que se altere o ângulo entre a câmera e os eixos horizontais e verticais.

O ícone da ferramenta Pan é uma mão, e seu atalho no teclado é a tecla H.

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]