Manual do sistema de avaliações físicas - Vida/Especificações técnicas

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Voltar para Manual do sistema de avaliações físicas - Vida/Instalação do software

Especificações Técnicas[editar | editar código-fonte]

O Software Vida foi desenvolvido para aproveitar ao máximo os recursos multimídia de seu computador e para tal é necessário além de instalar o software Vida, instalar alguns componentes extras. A seguir estão listadas as características técnicas do software Vida, assim como os programas que podem aprimorar sua experiência com o software Vida. O programa instalador já faz a instalação automática dos componentes mais importantes: o próprio software, o banco de dados e o CODEC de Vídeo. ATENÇÃO: Antes de começar a instalação de qualquer componente e/ou o software Vida leia:(Manual do sistema de avaliações físicas - Vida/Instalação do software).

1 - Tecnologias básicas do software Vida • Desenvolvimento: O software Vida foi desenvolvido em Object Pascal, utilizando o Integrated Development Environment (IDE) Delphi; o Instalação obrigatória a partir do CD ou download pela Internet; • Armazenamento de dados: Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGDB), Firebird. O SGDB é onde seus dados são armazenados e demanda a instalação do servidor de SGDB, sendo que ele pode ser disponibilizado localmente ou remotamente em uma rede. O servidor do SGDB permite que mais de um computador faça acesso simultâneo ao sistema, assim como é possível que os avaliados ou avaliadores possam acessar os dados das avaliações pela rede utilizando o módulo de visualização do Sistema Vida. o Instalação obrigatória da versão 2.1 a partir do CD ou no link:

http://www.ibphoenix.com/main.nfs?a=ibphoenix&page=ibp_download_21   

2 - Tecnologias complementares ao Sistema Vida • CODEC de vídeos: o software tem um caráter didático, onde vídeos foram criados para facilitar a correta execução dos procedimentos da avaliação. Recomenda-se a instalação do pacote de CODEC K-Lite, para viabilizar a visualização destes vídeos internamente no software. o Instalação gratuita e opcional a partir do link:

http://superdownloads.uol.com.br/download/17/k-lite-codec-pack/

• Flash Player: é possível que animações em Flash sejam enviadas para os avaliados, o que permite a utilização deste recurso como marketing para o departamento de avaliações. Para utilizar esse recurso é necessária a instalação do plug-in do Flash. o Instalação gratuita e opcional a partir do link: http://www.adobe.com/shockwave/download/download.cgi?P1_Prod_Version=ShockwaveFlash&promoid=BIOW • Adobe Reader: o manual do software é disponibilizado no formato Portable Data File (PDF). Para que sua visualização seja possível é necessário que o computador tenha instalado o Adobe Reader. o Instalação gratuita e altamente recomendada a partir do link: http://www.adobe.com/br/products/acrobat/readstep2.html • Acesso remoto: é possível que a Requisito Tecnologia faça o acesso remoto ao computador onde o software está instalado, viabilizando maior presteza na solução de possíveis problemas e treinamentos à distância. Para que o acesso remoto seja possível, vários softwares podem ser utilizados, mas recomendamos a instalação do Logmein. o Instalação gratuita e opcional a partir do link: http://www.logmein.com • Outros: Caso você tenha a intenção de utilizar dispositivos de captura de imagens, como scanner ou máquina fotográfica, instale os drivers nos dispositivos previamente à utilização do software.

Operação com usuário administrador e restrito do Windows[editar | editar código-fonte]

É recomendável que a operação do sistema seja efetuada a partir de uma conta de administrador. Porém, é possível que a operação seja efetuada a partir de um usuário do Windows com restrições. Para isso, é preciso que esse usuário tenha permissão para gravar na pasta e subpastas do software Vida, esta pasta normalmente é “C:\Requisito\”. Para configurar o acesso a esta pasta para um usuário restrito você precisa conectar-se (Login) ao Windows utilizando uma conta de Usuário Administrador. Se você não sabe o que é uma Conta de Usuário procure ajuda no Help do seu Windows ou acesse o site da Microsoft Brasil para mais informações: http://windowshelp.microsoft.com/Windows/pt-BR/help/0eeb9ddd-ddaa-4cc5-a092-9908305665471046.mspx

A partir da conta de administrador abra o Windows Explorer, localize a pasta “C:\Requisito\”, clique com o botão direito do mouse sobre a mesma e acesse a opção Propriedades do menu. Clique na guia Segurança e escolha o perfil do usuário desejado, marque a opção controle total e em seguida clique aplicar. Caso a guia Segurança não esteja visível significa que a pasta está liberada para ser acessada por qualquer usuário específico, portanto a configuração está correta. Esse procedimento pode variar de acordo com a versão do seu Windows. Caso encontre dificuldades acesse o Help do Windows, suporte da Microsoft ou contate um técnico em informática.

Usuário Administrador e Restrito


Ir para Manual do sistema de avaliações físicas - Vida/Padronizações do sistema