Manual do sistema de avaliações físicas - Vida/Barra de ferramentas padrão

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Voltar para Manual do sistema de avaliações físicas - Vida/Padronizações do sistema

Barra de Ferramentas Padrão[editar | editar código-fonte]

A Barra de Ferramentas do Software Vida é composta basicamente por seis botões para operações nos cadastros e mais dois para navegação entre os ítens cadastrados. Aqui são apresentados os botões de funcionalidades nos estados de “Ativado” (em cores) e “Desativado” (sombreado). O botão somente estará ativado quando o mesmo puder ser executado no momento. Note que o botão que representa o estado inativo é aquele posicionado ao lado direito de cada um, como demonstrado na Figura 4 2. O significado de cada botão é o seguinte:

• Salvar: somente estará ativo caso o cadastro esteja em modo de inclusão ou edição (alteração), ou seja, quando não houver nenhuma alteração para ser salva, o botão estará desativado, comportamento comum a todos os demais botões desta barra;

• Cancelar: somente estará ativo em modo de inclusão e edição. Deve ser utilizado quando os dados ainda não tiverem sido salvos e se deseja descartar TODAS as alterações realizadas desde o último salvamento;

• Novo: somente estará ativo se não estiver em modo de inclusão e nem edição. Serve para incluir um novo registro de dados no cadastro;

• Excluir: somente estará ativo se não estiver em modo de inclusão e nem edição. É utilizado para excluir o registro que estiver sendo visualizado;

• Fechar: somente estará ativo se não estiver em modo de inclusão e nem edição. Serve para fechar a janela que está sendo exibida;

• Imprimir: somente estará ativo se não estiver em modo de inclusão e nem edição. Este botão, quando disponível, imprime os dados da tela que estiver sendo exibida.

A padronização na barra de ferramentas, assim como a padronização da barra de manipulação de dados apresentada a seguir, é comum a várias partes do software. É importante ressaltar que assim como seu layout, suas funcionalidades não mudam de uma tela para outra, ou seja, em qualquer parte do software esses botões farão operações iguais com dados diferentes, dados estes que são apresentados no momento da operação. Exemplo: se a ficha de um aluno estiver sendo exibida, o botão Excluir irá excluir a ficha do aluno. Já em outro caso o mesmo botão Excluir pode excluir um teste qualquer, se a operação ativa for um teste.

Barra de Ferramentas

A Barra de ferramentas está presente em todos os cadastros do software, esses botões executam as mesmas funções e podem estar ativos ou inativos de acordo com os procedimentos que estiverem em execução.


Barra de Manipulação de Dados[editar | editar código-fonte]

A Barra de Manipulação de Dados está presente sempre que existirem tabelas com dados passíveis de inserção, modificação ou deleção. As funções desta barra podem ser acionadas com um clique simples sobre a mesma e/ou a diretamente pelo teclado.


Barra de Manipulação de Dados

Esta barra está presente em todas as tabelas que permitem a inserção ou deleção de dados. As funções destes botões podem ser acessadas clicando com o mouse diretamente nos mesmos ou a partir de atalhos pelo teclado. Para utilizar os atalhos é preciso clicar na tabela de listagem de dados, que fica localizada logo acima da barra, e pressionar: ENTER para visualizar o registro selecionado; DELETE para apagar o registro selecionado; ou INSERT para inserir um novo registro.


ATENÇÃO: A Barra de Manipulação de Dados é complementar a Barra de Ferramentas apresentada na sessão anterior. A barra de ferramentas da sessão anterior se refere aos dados da janela em questão. Já a barra de manipulação de dados se refere especificamente aos dados da tabela que a contém. Clicando no botão Novo da Barra de Ferramentas você irá inserir um novo aluno, já clicando no botão Insert na Barra de Manipulação de Dados você fará a inserção de uma nova avaliação, que são os dados da tabela em questão.

Relação entre as barras

A Barra de Ferramentas se refere aos dados da janela, enquanto a Barra de Manipulação de dados se refere aos dados da tabela que a contém.


Ir para Manual do sistema de avaliações físicas - Vida/Telas de impressão