Manual do Ubuntu/Obtendo o Ubuntu

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Manual do Ubuntu
Ir para: navegação, pesquisa

Obtendo o Ubuntu[editar | editar código-fonte]

Embora existam diversas maneira de obter[1] o sistema operacional Ubuntu, iremos aprender a baixar uma imagem de DVD do mesmo diretamente do site oficial www.ubuntu.com/. Utilizaremos a versão 14.04 LTS (Ubuntu 14.04 Trusty Tahr), disponibilizada em 17/04/2014 pela Canonical[2].

Para conseguir baixar a imagem do DVD do Ubuntu, siga os passos a seguir:

  • Acesse a página de download, clicando no link www.ubuntu.com/download/desktop. Você será redirecionado para a página inicial de download do Ubuntu como na Figura 1.

Imagem1 - Página inicial da página de download do Ubuntu 14.04 LTS.

Figura 1 - Página inicial de download Ubuntu 14.04 LTS.

  • Logo após, selecione a versão que deseja instalar[3] na caixa à direira denominada Choose your flavour. Clique então no botão Download. Uma nova página será mostrada na tela, ilustrada na Figura 2, a qual permite que você contribua para o desenvolvimento do Ubuntu doando algum valor.

Imagem2 - Página de download do Ubuntu 14.04 LTS.

Figura 2 - Página de download do Ubuntu.

  • Se você já fez uma doação ou não deseja contribuir no momento, siga para o final dessa página e selecione Not now, take me to the download, como mostrado na Figura 3.

Imagem4 - Botão para prosseguir com download do Ubuntu 14.04 LTS.

Figura 3 - Link para prosseguir.

  • Novamente, uma outra página será mostrada e, após alguns instantes, uma janela de confirmação de download aparecerá na tela, como apresentado na Figura 4 ( utilizando o Mozilla Firefox). Confirme o download e aguarde até a sua finalização.

Imagem5 - Confirmação de download do Ubuntu 14.04 LTS.

Figura 4 - Confirmação de download.

  • Pronto, você possui agora uma imagem do DVD do Ubuntu 14.04 LTS. Essa imagem é um arquivo de extensão ISO contendo mais de 700MB e que deve ser gravada em uma mídia a fim de permitir a instalação do sistema.

Gravando o Ubuntu[editar | editar código-fonte]

Existem duas formas de gravar o Ubuntu para instalação, por meio de um CD/DVD ou em um Pen Drive.

Gravando o Ubuntu em um CD/DVD[editar | editar código-fonte]

Para gravar a imagem ISO do Ubuntu, será preciso uma mídia virgem de CD ou DVD (se a imagem ISO tiver mais de 740MB, a gravação deverá ser em DVD). Você precisará também de um gravador de CD/DVD. Aqui iremos ver como proceder para gravar o arquivo ISO através do Windows, Mac OS, Ubuntu e Kubuntu.

No Windows:

  1. Para gravar a imagem ISO, baixe e instale o software ImgBurn (um programa grátis que grava imagens de arquivos ISO em CD).
  2. Insira um CD/DVD virgem no drive. Caso a caixa de autorun apareça, selecione as opções Do nothing ou Cancel.
  3. Clique com o botão direito do mouse no arquivo de imagem ISO que você baixou e selecione a opção do menu Burn with Imgburn.
  4. Clique no botão Write Disc e espere o término do processo de gravação.

No Mac OS X:

  1. Execute o Disk Utility (Applications → Utilities → Disk Utility)
  2. Arraste o arquivo ISO para a barra lateral (sidebar) da janela principal do Disk Utility.
  3. Selecione o ISO que você acabou de arrastar e e selecione (Menu → Image → Burn...)
  4. No Disk Utility, certifique-se que o checkbox Verify burn está marcado (pode ser preciso clicar no triângulo de disclosure para ver o checkbox).
  5. Insira um CD Virgem e clique em CD → Burn.
  6. Analise se a verificação foi bem sucedida. Se a verificação não estiver disponível, pelo menos verifique se os diretórios foram criados no CD através utilizando o finder.

No Ubuntu:

  1. Insira um CD/DVD virgem no seu gravador de CD/DVD. O navegador com opção Criador de CD/DVD irá aparecer. Feche o mesmo já que não iremos utilizá-lo.
  2. Localize o arquivo ISO através do navegador de arquivos. Clique com botão direito do mouse sobre o mesmo e escolha a opção Gravar no Disco. Espere até que a gravação esteja finalizada.

No Kubuntu:

  1. Localize o arquivo ISO através do navegador de arquivos disponível no menu SistemaPasta Pessoal na parte de baixo próxima ao Menu K.
  2. Clique com botão direito do mouse no arquivo ISO, selecione Ações e a opção Gravar Imagem de CD com K3B...
  3. O software K3b irá automaticamente verificar o hash do arquivo através do MD5SUM. Tenha certeza que o hash esteja correto.
  4. Coloque uma mídia virgem no gravador de CD/DVD e clique em iniciar. Aguarde até o final do processo de gravação.

Gravando o Ubuntu em um Pendrive[editar | editar código-fonte]

Para gravar o Ubuntu em um prendrive, vamos utilizar o aplicativo USB-Creator para a gravação no Ubuntu e o Universal USB Installer para a gravação no Windows, um pendrive, uma porta USB e o Ubuntu no formato ISO.

O Universal USB Installer e o USB-Creator são aplicativos GPL-GNU General Public License, através do qual se pode instalar um sistema operativo Linux em um pen drive.

No Ubuntu:

  1. Plugue seu pendrive na porta USB do seu computador (Tenha certeza que seu computador reconheceu ou terminou de instalar o pendrive antes de continuar)
  2. Abra o "Painel Inicial" e procure por "Criador de discos de inicialização".
  3. Clique no botão "Outro" e especifique a imagem do Ubuntu no formato ".iso".
  4. Selecione o dispositivo USB a ser instalado/formatado.
  5. Para tornar o pendrive como um disco gravável, indique a quantidade de memória para ser usada como armazenamento.
  6. Clique em "Criar disco inicializável".

No Windows:

  1. Selecione a distribuição Linux que deseja gravar no pendrive.
  2. Busque pelo arquivo de imagem do sistema (arquivo com extensão ".iso") e marcar a letra da unidade do pen drive a ser gravado.
  3. Clique em "Browse" para navegar até o arquivo ISO que acabou de baixar.
  4. Selecione a unidade de onde está o pendrive a ser usado.
  5. Clique no botão "Create". Isto pode levar um tempo para instalar, quando o processo terminar clique em "Close".
  6. Pronto você já tem um "liveUSB" com o Ubuntu instalado.

Referências: https://pt.wikipedia.org/wiki/Canonical_Ltd.

  1. Existem diversas fontes onde o Ubuntu pode ser encontrado: Sites da comunidade, torrent e até sites de conteúdos diversos.
  2. A Canonical Ltd. é uma empresa fundada pelo sul-africano Mark Shuttleworth sediada na Ilha de Man e que trabalha na promoção do software livre. É a responsável pelo sistema operacional Ubuntu e suas variações (Kubuntu, Xubuntu, Edubuntu e Gobuntu), pelo site Launchpad, pelo sistema de controle de versão Bazaar e pelo TheOpenCD.
  3. Para usuários com memória RAM inferior a 4GB recomendamos utilizar a versão 32-bit, para usuários com memória RAM superior a 4GB é recomendamos utilizar a versão 64-bit.