Manual do Ubuntu/Instalando Aplicações Windows

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

Instalando Aplicações Windows[editar | editar código-fonte]

O Ubuntu é uma distribuição GNU/Linux completamente independente do Windows, ou seja, os programas do Windows são totalmente incompatíveis com o Ubuntu.

Este problema pode ser resolvido utilizando um aplicativo do Ubuntu chamado Wine, com ele é possível executar aplicativos nativos do Windows no Ubuntu, e o melhor, com uma performance bastante atrativa, uma vez que os aplicativos serão emulados e executados através do código de máquina equivalente ao do Windows.

Wine[editar | editar código-fonte]

Wine (WINE Is Not an Emulator, ou seja, WINE Não é um Emulador, em tradução livre) é um camada de compatibilidade para sistemas operativos UNIX que tem como objetivo a implementação da API do Microsoft Windows. Desta forma, o Wine permite a execução de aplicações desenvolvidas para ambientes Windows nativamente em outros Sistemas Operacionais.

Por reimplementar as bibliotecas do Windows o Wine não é um emulador, não fazendo qualquer emulação para executar software para Windows. A implementação da API do Windows faz-se através da utilização de APIs e funções específicas de ambientes UNIX, sendo apenas necessária a implementação adicional de um carregador de aplicativos no formato PE[1], capaz de os converter para o formato ELF[2] em run-time.

O WINE atua, como um "tradutor": toda vez que ocorre uma chamada para uma determinada função o Wine traduz esta chamada para uma de suas próprias bibliotecas em que alguém escreveu a mesma função similar para realizar exactamente o mesmo em ambiente Windows. Por isto às vezes os jogos que rodam em cima do Wine geram erros, pois executam chamadas a funções que o Wine não sabe como interpretar, isto é, chamam bibliotecas ou funções muito novas que os desenvolvedores do Wine ainda não implementaram. No entanto, o Wine permite a utilização de bibliotecas nativas, apesar de, dado o facto de ser uma aplicação em user-mode num sistema operativo UNIX, nem todas funcionarem. Por exemplo, a utilização do DirectX da Microsoft é uma impossibilidade técnica (e legal).

Instalando o Wine[editar | editar código-fonte]

Para instalar o Wine siga os seguintes passos:

  1. Execute o aplicativo Central de programas do Ubuntu, através do Painel Inicial pesquise por "Central de programas Ubuntu";
  2. Na Central de programas do Ubuntu, pesquise por "Wine";
  3. Selecione o aplicativo "Microsoft Windows Compatibility Layer" e instale;
  4. Aguarde o aplicativo ser instalado.

Instalando aplicativos do Windows com o Wine[editar | editar código-fonte]

A instalação de aplicativos é bastante simples, com os arquivos de instalação dos aplicativos que deseja instalar, selecione duas vezes no instalador. Siga as instruções do instalador do aplicativo e pronto.

PlayOnLinux[editar | editar código-fonte]

O PlayOnLinux é um aplicativo derivado do programa Wine, criado com o objetivo de retirar do usuário a complexidade do Wine. Desta maneira poderá instalar os seus programas preferidos em poucos cliques e o PlayOnLinux tratará de todas as configurações e modificações necessárias ao Wine sem que o utilizador sequer note as mudanças.

A principal característica deste programa é a enorme quantidade de programas suportados e todos agrupados numa lista simples de utilizar. Deste modo o usuário saberá de se um programa já é, ou não, suportado pelo Wine antes da instalação.

Instalando o PlayOnLinux[editar | editar código-fonte]

Para instalar o PlayOnLinux siga os seguintes passos:

  1. Execute o aplicativo Central de programas do Ubuntu, através do Painel Inicial pesquise por "Central de programas Ubuntu";
  2. Na Central de programas do Ubuntu, pesquise por "PlayOnLinux";
  3. Selecione o aplicativo "PlayOnLinux" e instale;
  4. Aguarde o aplicativo ser instalado.

Instalando aplicativos do Windows com o PlayOnLinux[editar | editar código-fonte]

Antes de instalar um aplicativo do Windows no Ubuntu verifique se está disponível na lista do PlayOnLinux. Para isso, abra o aplicativo PlayOnLinux, selecione a opção "Instalar" e procure pelo programa que deseja. Ao encontrar o aplicativo, selecione e clique na opção "Aplicar", aguarde o PlayOnLinux instalar o aplicativo. No final da instalação o aplicativo ficará disponível para execução na janela principal do PlayOnLinux, basta clicar e escolher a opção "Executar" para começar a usar.

Winetricks[editar | editar código-fonte]

O Winetricks é um script que automatiza a instalação de diversos componentes, que ajudam a melhorar a compatibilidade do Wine com diversos aplicativos. Embora a interface não seja muito confortável, ele é o script de instalação de add-ons para o Wine mais ativamente desenvolvido, sendo também utilizado como backend por outros projetos, como o PlayOnLinux, que contribuem também com novas funções e melhorias.

Instalando o Winetricks[editar | editar código-fonte]

Para instalar o Winetricks siga os seguintes passos:

  1. Execute o aplicativo Central de programas do Ubuntu, através do Painel Inicial pesquise por "Central de programas Ubuntu";
  2. Na Central de programas do Ubuntu, pesquise por "Winetricks";
  3. Selecione o aplicativo "Winetricks" e instale;
  4. Aguarde o aplicativo ser instalado.

Instalando aplicativos do Windows com o Winetricks[editar | editar código-fonte]

Ao abrir o Winetricks, é exibido uma lista com as aplicações disponíveis, marque os aplicativos que deseja instalar, você pode inclusive marcar várias opções de uma só vez, clique em "OK" e aguarde a instalação.

  1. Portable Executable (PE) é um formato de arquivos executáveis, código objeto e DLLs usado no Windows. Mais informações: https://pt.wikipedia.org/wiki/Portable_Executable
  2. Em computação, o Executable and Linking Format (ELF, também chamado de Extensible Linking Format) pode ser traduzido como Formato Executável e de Ligação é um padrão comum de arquivo para executáveis, código objeto, bibliotecas compartilhadas, e core dumps. É o padrão de arquivos binários para sistemas UNIX. Mais informações: https://pt.wikipedia.org/wiki/ELF