Manual do Ubuntu/Iniciando o Ubuntu

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

Iniciando o Ubuntu[editar | editar código-fonte]

Em informática, boot é o termo em inglês para o processo de inicialização do computador que carrega o sistema operacional quando a máquina é ligada. Este processo independe de sistema operacional, ou seja, o processo de inicialização realizado pelo computador será semelhantes para o usuário em qualquer sistema operacional. Logo que o computador é ligado, ele não tem um sistema operacional na memória. O hardware do computador não pode fazer as ações do sistema operacional, como carregar um programa do disco; assim um aparente insolúvel paradoxo é criado: para carregar o sistema operacional na memória, precisamos de um sistema operacional já carregado.

POST2.jpg

Processo de POST de uma computador

Como funciona?[editar | editar código-fonte]

O boot do sistema tem basicamente duas funções:

  1. POST, outro termo da informática, que significa "Power On Self Test". Trata-se do teste de toda a parte de hardware (placas, memórias, HD, drives etc.) do computador. Você já deve ter notado que logo depois de ligar a máquina, um som característico é emitido (um "bip"). Este aviso sonoro é o POST anunciando que está tudo certo para prosseguir com a inicialização.
  2. A segunda tarefa do boot é carregar os arquivos necessários para o carregamento do sistema operacional. Os itens são colocados na memória RAM e a tela inicial característica de cada sistema é exibida. A partir daí, o sistema operacional assume o comando do computador e você pode utilizar o mouse, teclado e outros periféricos para acessar as funcionalidades e aplicativos.

Após o boot do sistema, o Ubuntu já está iniciado aguardando suas credenciais para efetuar login no sistema.

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Boot