Manual do Ubuntu/Gerenciando janelas

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Manual do Ubuntu
Ir para: navegação, pesquisa

Gerenciando janelas[editar | editar código-fonte]

Ao abrir um programa no Ubuntu (como um navegador web ou um editor de texto), uma janela irá aparecer na sua Área de Trabalho. As janelas no Ubuntu são muito semelhantes às do Microsoft Windows ou Mac OS x. Uma janela é simplesmente a caixa que aparece na tela quando você inicia um programa. No Ubuntu, a parte superior de uma janela (Barra de Título) terá o nome do aplicativo no canto superior esquerdo (na maioria das vezes, o título será o mesmo nome do aplicativo). Uma janela também terá três botões no canto superior esquerdo. Da esquerda para a direita, estes botões representam fechar, minimizar e maximizar a janela. Outras opções de gerenciadores de janelas estão disponíveis clicando com o botão direito em qualquer lugar da Barra de Título.

Fechando, maximizando, restaurando e minimizando janelas[editar | editar código-fonte]

Para fechar uma janela, clique no botão Fechar (Fechar janela do Ubuntu) no canto superior esquerdo da janela primeiro botão do lado esquerdo. O botão imediatamente à direita do botão de fechar é o botão minimizar (Minimizar janela do Ubuntu), que remove a janela da tela visível e a coloca no Lançador.

Este botão não fechar o aplicativo, ele só esconde a aplicação da tela. Quando um aplicativo é minimizado para o Lançador, o do lado esquerdo do ícone do Lançador irá exibir um triângulo mostrando que a aplição ainda está em execução. Selecionando o ícone do aplicativo minimizado, irá restaurar a janela para sua posição original. Por fim, o botão mais à direita é o botão de maximizar (Maximizar janela do Ubuntu) que faz com que o aplicativo para preencha completamente o espaço não utilizado da tela. Ao selecionar no botão de maximizar novamente irá retornar a janela ao seu tamanho original. Se uma janela está maximizada, seus botões e menu superior esquerdo são automaticamente escondido da vista. Para fazer eles aparecem, basta mover o mouse para a barra de menu.

Mover e redimensionar janelas[editar | editar código-fonte]

Para mover uma janela ao redor da área de trabalho, coloque o cursor do mouse sobre a Barra de Título da janela, em seguida, clique e arraste a janela enquanto continua pressionado o botão esquerdo do mouse. Você também pode mover uma janela, segurando a Tecla Alt e, em seguida, clicando e segurando o botão esquerdo do mouse enquanto aponta na Barra de Título da janela e arrastar a janela para um novo local. Para redimensionar uma janela, coloque o ponteiro sobre uma borda ou canto da janela de modo que o ponteiro se transforma em uma seta de duas faces maiores (conhecido como ícone de redimensionamento), em seguida, clique e arraste para redimensionar a janela.