Manual do Ubuntu/Criando uma máquina virtual com Ubuntu

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

Criando uma máquina virtual com Ubuntu[editar | editar código-fonte]

Máquina virtual é o nome dado a uma máquina implementada através de software, que executa programas como um computador real, também chamado de processo de virtualização. Uma máquina virtual (Virtual Machine – VM) pode ser definida como um "simulador" de uma máquina real. A IBM[1] define uma máquina virtual como uma cópia isolada de um sistema físico, e esta cópia está totalmente protegida.

Máquinas virtuais são extremamente úteis no dia a dia, pois permitem ao usuário rodar outros sistemas operacionais dentro de uma janela, tendo acesso a todos os softwares que precisa.

Neste capítulo vamos aprender a instalar o aplicativo VirtualBox, criar uma máquinas virtuais e gerencia-las.

VirtualBox[editar | editar código-fonte]

VirtualBox é um software de virtualização desenvolvido pela empresa Innotek depois comprado pela Sun Microsystems[2] que posteriormente foi comprada pela Oracle[3]. O VirtualBox visa criar ambientes para instalação de sistemas distintos. Ele permite a instalação e utilização de um sistemas operacionais dentro de outro, assim como seus respectivos softwares, como dois ou mais computadores independentes, mas compartilhando fisicamente o mesmo hardware.

Instalando o VirtualBox[editar | editar código-fonte]

  1. Acesse o site do VirtualBox no endereço https://www.virtualbox.org.
  2. Acesse a página de "Download", e selecione VirtualBox x.x.xx for Windows hosts x86/amd64.
  3. Após o download, inicie a instalação e selecione em "Next (Avançar)" para acessar a licença de uso.
  4. Escolha a opção "I accept (Eu aceito)" e selecione em "Next (Avançar)" para continuar.
  5. Em seguida, selecione em "Next (Avançar)" para continuar.
  6. Novamente selecione em "Next (Avançar)" para continuar.
  7. Agora selecione em "Install (Instalar)" para instalar o VirtualBox.
  8. Espere o processo de instalação, e logo após selecione em "Finish (Finalizar)" para abrir o VirtualBox.

Criando uma máquina virtual no VirtualBox[editar | editar código-fonte]

  1. Com o VirtualBox aberto, selecione o botão "New (Novo)" para criar uma nova máquina virtual.
  2. No campo "Name (Nome)", informe o nome da sua máquina virtual. No campo "Type (Tipo)", selecione o tipo da sua máquina virtual, neste existem diversas opções como: Windows, Linux, selecione Linux. No campo "Version (Versão)", selecione a versão, neste existem diversas versões como: Ubuntu, Kubuntu, Debian, selecione Ubuntu. Logo após finalizado selecione em "Next (Avançar)".
  3. Neste passo selecione a quantidade de memória que sua máquina virtual irá utilizar. Ao escolher o sistema operacional a instalar no passo anterior, o VirtualBox automaticamente recomenda a quantidade de memória apropriada de memória para uso, também de acordo com sua máquina hospedeira. Caso deseja utilizar outra configuração, altera a quantidade. Após escolher selecione em "Next (Avançar)".
  4. Selecione em "Next (Avançar)" para criar um novo disco rígido virtual, em seguida selecione em "Next (Avançar)" novamente.
  5. Neste passo selecione "Fixed-Size" ou "Dynamically allocated" dependendo de suas necessidades. Um disco Fixed-Size terá sempre seu tamanha fixo (ex: um disco rígido virtual de 8 GB ocupará 8 GB no disco rídigo do SO hospedeiro). Um disco Dynamically ocupará apenas o que for utilizado pelo Ubuntu em seu disco rígido real, mas crescerá em tamanho conforme novos arquivos sejam adicionados, até que ele chegue ao tamanho limite definido (ex: o disco virtual é criado e possui apenas 1 arquivo de 1 megabyte nele. O tamanho do disco virtual será 1 megabyte. Em seguida, um novo arquivo de 1 megabyte é adicionado. O tamanho do disco virtual agora será 2 megabytes. E assim continuará até que ele alcance o limite que foi especificado por você). Selecione "Next (Avançar)".
  6. Nesta tela informe o nome do seu disco. Novamente, o VirtualBox recomenda o tamanho adequado para seu disco rígido virtual. Se você achar que este tamanho não é o correto, você pode mover o botão deslizante ou digitar a quantia desejada na caixa de diálogo.
  7. Selecione "Create (Criar)" e aguarde o VirtualBox criar sua máquina virtual.

Configurando o CD para instalação do Ubuntu[editar | editar código-fonte]

  1. Com o VirtualBox aberto selecione sua máquina virtual. Uma vez que você tenha feito isso, clique no botão "Settings (Configurações)".
  2. Selecione a aba "Storage (Armazenamento)" no lado esquerdo da janela.
  3. Selecione o ícone "CD/DVD" onde contém um "+", para "Adicionar um dispositivo de CD/DVD".
  4. Uma janela abrirá, selecione o arquivo "ISO" do Ubuntu. Logo após o VirtualBox irá montar no dispositivo da controladora.
  5. Selecione a aba "System (Sistema)" no lado esquerdo da janela.
  6. Escolha a ordem do boot ou de inicialização, mantendo o CD/DVD no topo da lista, ou seja, como prioritário.
  7. Selecione "OK" para fechar a janela de configurações.

Instalando o Ubuntu na máquina virtual[editar | editar código-fonte]

Ao chegar até aqui, você já contém o VirtualBox instalado e uma máquina virtual criada. Para instalar o Ubuntu em sua máquina virtual selecione a máquina virtual e logo após selecione em "Start (Iniciar)". Os próximos passos são semelhantes a instalação do Ubuntu em uma máquina real, como vimos em capítulos anteriores, em caso de dúvidas, acesse o capítulo Instalando o Ubuntu.

Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1quina_virtual

https://pt.wikipedia.org/wiki/VirtualBox

  1. International Business Machines (IBM) é uma empresa dos Estados Unidos voltada para a área de informática. Maius informações: https://pt.wikipedia.org/wiki/IBM
  2. http://www.oracle.com/us/sun/index.html
  3. http://www.oracle.com