Manual do Ubuntu/Bem-vindo

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

Bem-vindo[editar | editar código-fonte]

Bem-vindo ao Manual do Ubuntu (inicialmente chamado Começando no Ubuntu), um guia introdutório escrito para ajudar novos usuários a começarem a usar Ubuntu.

Nosso objetivo é cobrir o básico do Ubuntu[1] (como instalação e trabalhando com a área de trabalho) assim como guiá-lo através dos aplicativos mais populares. Nós planejamos este guia para ser simples de seguir, com instruções passo-a-passo e muitas imagens de tela, permitindo-o descobrir o potencial do seu novo sistema Ubuntu mesmo que você seja um usuário de computador novato ou esteja migrando de outro sistema operacional pela primeira vez.

Por favor, tenha em mente que este guia ainda é um trabalho em progresso e sempre será. Foi escrito especialmente para o Ubuntu 10.04 LTS, e apesar de termos procurado não limitar nossas instruções a esta versão é inevitável que algumas coisas mudarão com o passar do tempo na vida do Ubuntu. Sempre que uma nova versão do Ubuntu for lançada, nós incorporaremos quaisquer mudanças no nosso guia, e tornaremos a nova versão disponível em http://www.ubuntu-manual.org.

O Manual do Ubuntu não tem como objetivo ser um manual de instrução completo do Ubuntu. Está mais para um guia de início rápido que o fará fazer as coisas que você precisa fazer com o seu computador rapidamente e facilmente, sem o fazer quebra a cabeça com detalhes técnicos.

Se você estiver atrás de maiores detalhes, existem excelentes fontes disponíveis em http://help.ubuntu.com em inglês e há o http://wiki.ubuntu-br.org em português do Brasil. O sistema de documentação dentro do Ubuntu é também bastante útil para o acesso de ajuda em tópicos específicos, e pode ser encontrado clicando-se em Sistema ‣ Ajuda e Suporte em Ubuntu. Se alguma coisa não for cobrida lá, existem grandes chances que você encontrará a informação que está procurando em alguma daquelas localizações. Nós faremos o que for possível para incluir links para ajuda mais detalhada sempre que pudermos.

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Maiores informações sobre o Ubuntu e documentação do sistema podem ser encontradas nos próximos capítulos deste Livro.