Magic: The Gathering/A mana

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa


A mana é essencial em Magic, sem ela não se pode fazer mágicas ou ativar habilidades que custam mana.

A mana[editar | editar código-fonte]

A expressão "pagar mana" significa que o jogador tem que adicionar mana a sua reserva de mana imaginária, só com mana suficiente um jogador pode fazer uma mágica ou ativar uma habilidade. O meio mais comum de gerar mana é virar uma carta de terreno básico. Outras cartas podem adicionar mana das mais diversas formas.

Cada carta em magic tem um custo de mana associado a ela, com exceção de alguns artefatos que possuem custo 0 e podem ser baixados sem custo de mana. Os símbolos são um sol para branco, uma caveira para preto, uma chama para vermelho, uma gota d'água para azul e uma árvore para verde. Além dos cinco símbolos as cartas podem vir acompanhadas de um número, que é uma quantidade de mana que pode ser paga com mana de qualquer cor. Isso também é válido para as habilidades que requerem que o jogador pague mana e/ou vire a carta para ativá-la. Algumas cartas podem alterar as cores da mana ou permitir que mana de uma cor seja transformado em mana de outra cor. Note que mesmo uma habilidade que custa zero mana, ainda é considerada habilidade ativada.

Pagando o custo[editar | editar código-fonte]

Em Magic não existe pagar "meio-custo" de uma mágica ou habilidade para ter um "meio-efeito". Ou se paga tudo ou não se pode jogar aquilo. Ao contrário, algumas cartas permitem que se pague o mesmo custo repetidas vezes para repetir o efeito o quanto o jogador quiser e puder. Note que uma carta que diz "sacrifique um terreno, causa 2 pontos de dano no jogador ou criatura alvo", se um jogador sacrifica dois terrenos não está acontecendo "sacrifique dois terrenos, causa 4 pontos de dano no jogador ou criatura alvo", mas um efeito está se repetindo para cada vez que o jogador pagou o seu custo de ativação. Se o custo inclui virar a carta o jogador não pode usar mais do que uma vez seguida a menos que desvire a carta de novo, por exemplo "Vire e pague 3 manas: destrói um terreno alvo", não é possível pagar seis manas e virar a carta duas vezes para destruir dois terrenos.

Um custo é pago uma vez por habilidade ou mágica, não existe como pagar um custo para duas coisas ao mesmo tempo. Mesmo uma carta que diga "0: Sacrifique um terreno, ganhe 2 pontos de vida", e o jogador tenha duas dessa carta em jogo, ele não pode sacrificar um terreno e ganhar quatro pontos de vida, ou ele sacrifica para um ou para outro. Note que isso é completamente diferente de "Toda vez que você sacrifica um terreno, ganhe 2 pontos de vida", aí sim múltiplas cartas multiplicam o ganho de vida.

Queimadura de mana[editar | editar código-fonte]

Antes ao final de cada fase, se existisse uma sobra de mana adicionada mas não "gasta", o jogador perderia 1 ponto de vida para cada ponto de mana a mais que sobrava, o que era chamado de "queimadura de mana". Note que isso é regra e não dano. Agora a queimadura de mana foi eliminada como conceito de jogo. O mana não gasto no final de etapas ou fases simplesmente desaparece, sem causar perda de pontos de vida.