Livros apócrifos/Capa

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Culturas e formas de pensar que por pouco não desapareceram


«Apresentação | Índice»
Fragmento do evangelho apócrifo de Tomé.

A palavra apócrifo vem do grego apokryphos (ocultos). Depois de algumas obras terem atingido a liderança de vendas usando essas palavras em emaranhados literários complexos, é fato que o significado desse termo se tornou bastante conhecido, mais do que já era. Claro que falando de algo escondido ou proibido a curiosidade humana acaba por explodir... Mas, e quanto às obras que receberam tal classificação, o que se sabe?

Procurando deixar de lado tanto o fanatismo religioso como as teorias conspiratórias que vemos brotar diariamente por todos os lados, este Wikilivro pretende mostrar o que se sabe, de fato, de tais livros – e também deixar claro o que ainda não se sabe.

Mas, é importante destacar que não pretenderemos discutir fé com este trabalho. Fé e ausência de fé é direito que cada um tem. O que se deseja fazer aqui é abordar os conhecimentos das ciências históricas e antropológicas em relação a tais escritos.

Ao longo do tempo serão incluídas novas informações e pede-se aos leitores que souberem de algo que também o façam, respeitando as regras da Wikilivros.

«Apresentação | Índice»