Livro verde da reciclagem/Materiais que podem ser reciclados/Circuitos eletrônicos

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Conrad digital locdecoder.jpg

Circuitos eletrônicos possuem muitas peças em ótimo estado de conservação, como transformadores, transistores, resistores, plugues, fusíveis, diodos, capacitores e parafusos.

A extração dessas peças pode parecer complicada, mas é extremamente fácil quando se utiliza os materiais certos nos lugares certos. A maioria das peças é extraída com sucesso com o uso de quatro ferramentas básicas:

Chave de fenda[editar | editar código-fonte]

Screw Driver display.jpg

Disponível em diversos tamanhos, a função da chave de fenda é desparafusar, mas às vezes é usada como alavanca ou para pressionar algum objeto.

Chave Phillips[editar | editar código-fonte]

Tem as mesmas funções da chave de fenda, e também pode ser encontrada em diversos tamanhos, a diferença é que a Chave Phillips é usada em parafusos com cabeças de formatos diferentes.

Ferro de soldar[editar | editar código-fonte]

Probout25wat.jpg

O ferro de soldar derrete a solda permitindo a retirada integral das peças que estavam soldadas no circuito eletrônico.

Alicate[editar | editar código-fonte]

Alicate bico chato.jpg

O alicate entra ação quando a mão não consegue exercer força suficiente para a retirada de algumas peças. Muito cuidado com ele, já que ele é um velho conhecido por estragar as peças.

Quando estiver em dúvida sobre a utilidade ou o valor de uma peça, você pode procurar alguma loja eletrônica online ou alguma eletrônica perto da sua casa.