Livro de receitas/Geleia de uva preta

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Geleia de uva preta

Receita originada no sítio Cucchiaio Pieno, publicada sob uma licença CC-BY 2.5.

Ingredientes[editar | editar código-fonte]

Ingredientes para uns 3 vidros de 500g cada:

  • 5 kg de uva preta (essa uva chama-se Motepulciano e geralmente é usada para fazer vinho, mas parece com as uvas vendidas no Brasil na época do natal)
  • 300g de açúcar (usa-se pouco, porque a uva usada é muito doce. Acrescente mais açúcar se a uva que você usar não for muito doce)

Preparo[editar | editar código-fonte]

  1. Lave bem os cachos de uva, depois tire os cabinhos.
  2. Coloque as uvas em uma panela de fundo grosso e cozinhe em fogo médio, mexendo as vezes com uma colher de pau, até que apertando uma uva com os dedos ela esmague completamente.
  3. Tire do fogo e deixe esfriar.
  4. Passe as uvas por uma peneira (não muito fina) e com a mão faça movimentos circulares para ajudar a peneirar. Jogue fora as semente e alguma casca que ficar na peneira.
  5. Coloque o composto peneirado novamente na panela, acrescente o açúcar, leve ao fogo baixo e cozinhe, mexendo de vez em quando.
  6. Para saber se a densidade da geleia é no ponto certo, com a colher de pau pegue uma colherada de geleia, coloque sobre um prato e deixe esfriar um pouco, pois quando esfria pode-se ver a verdadeira consistência do doce (ficará pronta após 1 h, depende da qualidade da uva).
  7. Quando a geleia adquirir a consistência desejada, retire do fogo, coloque em vidros esterilizados, feche-os imediatamente, coloque-os de cabeça para baixo e deixe esfriar (o calor fechará o vidro hermeticamente).
  8. Pode-se conservar por mais de 1 ano em um local fresco. Após abrir o vidro conserve-o na geladeira.