Livro de receitas/Feijoada à moda do Ibo

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
O Ibo é a ilha principal – já foi capital dum sultanato - do arquipélago das Quirimbas, em Moçambique, onde as pessoas são quase 100% muçulmanas e, por isso, a feijoada de lá não leva porco. Então a base da feijoada à moda do Ibo é galinha e camarão.

Existem várias maneiras de preparar:

Feijoada à moda do lbo - 1[editar | editar código-fonte]

  1. De preferência, o feijão e a galinha devem ser do tipo "cafreal", ou seja, pequenos e saborosos. No sul de Moçambique, este feijão chama-se “timbauene”; nos Estados Unidos encontra-se um tipo de feijão pequeno, chamado “crowder peas” que se vende congelado.
  2. O feijão coze-se primeiro, de preferência com um pedaço de chouriço para lhe dar gosto – mas chouriço de carne de vaca ou carneiro!!!
  3. Entretanto, prepara-se o refogado com os temperos: a cebola não deve ser muito picada, o alho só pisado e tudo isto se frita em muito pouco óleo com tempero de caril (mistura de açafrão indiano, colorau e cominho); podem pôr-se outros temperos, ao gosto. Depois do refogado estar bem cheiroso deita-se a galinha aos pedaços, mexe-se bem para fritar por fora, sem deixar cozinhar e depois tapa-se o tacho e deixa-se cozinhar. Se for preciso líquido, nunca usar água; use cerveja ou vinho branco.
  4. Quando a galinha estiver quase cozida, deita-se o camarão descascado e o feijão e deixa-se ferver só uns 5 minutos. Então, mistura-se nisto tudo uma lata de leite de coco, deixa-se levantar fervura mexendo sempre, não mais que 5 minutos e está pronta!

Dica: É melhor quando feita no dia anterior...