Saltar para o conteúdo

Livro de receitas/Economia e segredos da cozinha - dicas

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

Economia e segredos da cozinha - dicas:

[editar | editar código-fonte]

Dicas de economia:

[editar | editar código-fonte]
  1. Leve ao fogo um pouco de maizena e água e prepare um creme ralo. Use para substituir o ovo batido nos empanados à milanesa. É só passar o bife, a coxinha, o filé de frango ou peixe pelo creme, pela farinha de rosca e fritar. Além de ficar ótimo é mais econômico.
  2. O famoso creme de maizena, feito com gema, leite, açúcar e algumas gotas de baunilha, é ideal para rechear bolos, tortas, etc., pode ser feito com leite talhado (coalhado). Você não desperdiça o leite e fica muito gostoso.
  3. Unte a fôrma de torta e polvilhe com maizena e açúcar antes de colocar a massa. Depois de assada, a massa fica sequinha e crocante.
  4. Aproveite as sobras de purê de batatas, acrescentando 1 ovo, um pouco de queijo ralado e maizena, até obter consistência para enrolar. Faça croquetes ou bolinhos. Passe na maizena e frite em bastante óleo, deixando dourar. Os bolinhos vão ficar macios e crocantes.

Dicas para salada de frutas:

[editar | editar código-fonte]
  1. Dê preferência às frutas da época. Pique-as em pedaços mais ou menos grandes.
  2. Se desejar, tempere a salada de frutas com açúcar e um pouquinho de limão que tem a dupla finalidade de não permitir que a fruta escureça e também de realçar o sabor.
  3. Junte casca de laranja ou limão ralada e açúcar ao creme de leite para obter um sabor mais delicado.

Cortar cebolas sem choro:

[editar | editar código-fonte]
  1. Você não gosta de cortar cebolas por arde os olhos? Preste atenção nesta dica bem simples. Quando estiver cortando a cebola "molhe a faca ". em água corrente.

Dicas sobre frituras:

[editar | editar código-fonte]
  1. O pior da fritura é a gordura que espirra. Imagine que isso pode ser evitado salpicando sal no fundo da frigideira antes de acrescentar alimentos ou gordura.
  2. A manteiga queima facilmente quando queremos fritar algo. Por isso, acrescente um pouco de óleo à margarina.
  3. Para refinar o óleo, acrescente 1 colher (sopa) de álcool de cereais em cada lata. Observação: Só faça isso com óleo frio, porque o álcool é inflamável.

Para saber se a massa está fermentada:

[editar | editar código-fonte]
  1. Nas receitas que contêm fermento de pão, em geral pede-se para deixar dobrar de volume. A questão é calcular quando isso acontece.
  2. Existe uma maneira simples de saber quando a massa está crescida. Enfie seu dedo indicador até que fique inteiramente coberto na massa. Retire-o. Se depois de 1 ou 2 minutos ainda permanecer a depressão na massa é porque já terminou o período de crescimento.

Para tirar o excesso de sal da sopa:

[editar | editar código-fonte]
  1. Quando a sopa estiver muito salgada, acrescente uma ou duas batatas à sopa, descascadas e cortadas em 4 partes. As batatas absorvem um pouco do sal.

Outras dicas úteis:

[editar | editar código-fonte]
  1. Os copos de líquidos não precisam ser totalmente cheios, mas os de farinha, sim.
  2. Às vezes queremos usar somente a metade de uma receita, mas aí chegamos a "3" ovos. Meio ovo é fácil de medir. Basta bater o ovo ligeiramente e depois medi-lo.
  3. Quando uma receita pede que se acrescente o líquido alternadamente com os ingredientes secos, comece e acabe com a farinha, pois assim o bolo ficará mais leve.