Livro de receitas/Doce de figo – em calda
Aspeto
acima: <<< Índice
anterior: <<< Doces | próximo: Outros Doces >>>
Existem várias maneiras de preparar:
Receita 1
[editar | editar código-fonte]Ingredientes
[editar | editar código-fonte]- Conforme a quantidade de figos fazer em proporção a esta receita.
Preparo
[editar | editar código-fonte]- Lave os figos, dê um pequeno corte, em forma de cruz, na cabeça do figo (ou seja, na parte oposta ao cabinho), sem aprofundar a lâmina da faca (de um milímetro, mais ou menos, isto é, basta cortar a pele), enxágüe-os e coloque-os em panela (ou tacho de cobre) com água e leve ao fogo, dando somente uma aferventada neles.
- Retire do fogo e ponha numa peneira para escorrer a água, secando-os.
- Leve ao congelador, de um dia para o outro, acondicionados em sacos de plásticos, esparramando-os para que fiquem menos agrupados possível (se quiser, pode colocar em fôrmas de alumínio, esparramados também), para evitar que se grudem uns aos outros.
- No dia seguinte, ou quando quiser, pegue os figos congelados e, de um por um, leve-os debaixo da torneira e com as pontas dos dedos puxe a pele (casca) do figo.
- Coloque os figos, já sem pele, porém ainda congelados, numa panela grande e funda (ou tacho), cubra com água e afervente-os umas três vezes, sempre trocando a água. A cada troca de água use sempre água quente para reposição. Não deixe por muito tempo, para evitar que se cozinhem durante este processo.
- Em seguida, coloque os figos juntamente com a metade da quantidade do açúcar desta receita (ao colocar, vá intercalando figo com açúcar), deixando cozinhar por 1 hora ou mais, até tomarem gosto.
- Depois, leve ao fogo baixo e ponha cravo e canela a gosto (se quiser) e ferva os figos até terminar o cozimento, ou até que fiquem translúcidos.
- Retire do fogo e coloque num recipiente, esfriando.
- À parte, faça uma calda não muito grossa com o restante do açúcar.
- Em seguida, jogue esta calda sobre os figos.
- Conserve na geladeira ou guarde no congelador.