Levam-se ao lume cerca de dois litros de água temperada com sal. Quando a água estiver a ferver, juntam-se as batatas previamente descascadas. Deixam-se cozer as batatas.
Após estarem de cozidas, retiram-se e esmagam-se as batatas com um garfo, indroduzindo-se, após esmagadas, no caldo novamente.
Deixa-se de novo levantar fervura e adicionam-se então a couve galega migada em caldo-verde (o mais fino possível), a cebola picada e três colheres de sopa de azeite. Deixa-se cozer.
Numa panela funda refogue a cebola e o alho no azeite até dourarem. Após de fazer ferver os 2 litros de água com sal, juntam-se as batatas farinhentas cortadas em rodelas finas até desfazerem-se.
O chouriço pode ser cozido juntamente com as batatas e a cebola para dar sabor, mas uma vez que estas terão que ser esmagadas, o chouriço deverá ser retirado.
Esmagam-se então as batatas, os dentes de alho e a cebola. É aconselhável utilizar uma varinha mágica, mas também pode efetuado com o auxílio de um garfo.
Coloca-se então o puré resultante novamente ao lume até levantar novamente fervura.
Enquanto isso, fazem-se as folhas das couves num rolo, apertandos-as na mão e cortando-se em fios mais finos possíveis; lavam-se em duas ou três águas frias até a última água não ficar esverdeada.
À hora de servir junta-se então a couve, só o tempo suficiente para a couve deixar de estar crua --- com a panela destampada para a couve ficar verde.