Livro base - Curso de fotografia/Nitidez

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Animais têm diferentes capacidades de distinguirem formas com os olhos, nos humanos não é diferente, a essa nossa capacidade damos o nome de acuidade visual, e você provavelmente já passou por um teste de acuidade:

Snellen chart.svg

Ele mostra o quanto os seus olhos conseguem distinguir dois pontos, em certa distância. Deixamos pequeno para virem que depois da faixa verde, começa a dar aquela sensação de "ei, está embaçado", ou seja, não está nítido. A qualidade de ser nítido é exatamente distinguir com clareza dois ou mais elementos, e está associada a dois conceitos, o de acuidade visual e de resolução. Resolução é um pouco mais complexo, mas é o quanto uma imagem consegue mostrar os detalhes em determinado tamanho. Vou tentar clarear a ideia:

Todas as imagens acima são círculos:

Cy 01.png Cy 02.png Cy 03.png Cy 04.png Cy 05.png Cy 06.png Cy 07.png

Pode contar, ambos têm 7, como as primeiras imagens têm menos resolução, perdermos o poder de fazemos ampliações, por conter menos informações, assim fica mais complicado ver detalhes:Mona Lisa-restored.jpg Já que nossos olhos distingue melhor quando a imagem está em um bom tamanho: Mona Lisa-restored.jpg Aqui a gente consegue ver o véu, o detalhe bordado do vestido,..., na primeira imagem de baixa resolução nenhum desses detalhes podem ser vistos. Cy 01.pngCy 02.pngCy 03.pngCy 04.pngCy 05.pngCy 06.pngCy 07.png

Claude Monet The Studio Boat.jpg

Nesse primeiro tamanho esse Monet está tão nítido que lembra até uma foto, ou uma obra