Livro base - Curso de fotografia/Introdução

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Para começar, vamos deixar os pontos principais que buscaremos com esse livro traduzir. Hoje há uma gama incrível de pessoas com a possibilidade de fotografar! Mas para ser você tornar-se bom fotografo você terá que:

  • Entender luz, e o que a fotografia representa;
  • Ler manuais e conhecer bastante bem seu equipamento;
  • Não se preocupar com as configurações e sim em como tirar as fotos;
  • Terá que descobrir o que você gosta de fotografar;
  • Mais importante, tirar fotos, toneladas de fotos, ai você começará a ver o mundo como um fotógrafo;
  • E lembre-se, não é a câmera/lente/equipamento quem faz a foto! É você!

Mas antes de começarmos a nossa jornada, você consegue me dizer o que é fotografia? Já parou para pensar nessa pergunta? Se eu lhe disser que parece um pouco mais complexo do que parece, e que provavelmente, mesmo nós sendo bombardeados com fotografias todos os dias, muitos não pararam para pensar o que elas significam.

Você pode estar pensando que fotografia é apenas uma forma de registrar um momento, um fato histórico talvez. Mas e as fotografias de propagandas, e fotografias que foram criadas para decorarmos casas, hotéis... essas também serviram só para registrar um momento, um fato? E é um fato, ou é alguém lhe contando um fato pelo seu ângulo, o que será que o fotógrafo deixou de fora daquela foto que você viu no jornal? O que parecia que estava acontecendo, será que aconteceu mesmo? Dá para mentir com uma foto?

Todas essas questões e outras nós vamos ter que pensar juntos durante este curso, pois elas são importantes para entendermos a fotografia. Mas relaxe, isso vai ser colocado devagarinho durante o curso.

Bora começar?