Livro base - Curso de fotografia/Fotografia

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Se vamos falar de fotografia temos de saber o que é fotografia, certo? Em tradução livre a palavra "fotografia" seria desenhar com luz [1]. Mas você sabe o que é uma fotografia, não? Afinal estamos em um mundo imerso em fotografias, não é mesmo?

A fotografia é algo simples tão simples que, como Paul Graham disse, que chega a ser ridículo. Já que é só olhar para as coisas. Todos podemos fazer, levantar a câmera e registrar, a fotografia é uma simples maneira de você gravar o que vê... E aqui que está a dificuldade, a dificuldade não está em registrar e sim selecionar o que é importante dentre tudo o que você vê, o que é importante para você ao ponto de você querer registrar?

Quando você começa a fazer essas escolhas, você coloca a sua bagagem de conhecimentos na imagem, e isso molda a sua fotografia. Alguns chamam essa bagagem de olhar do fotógrafo, nela você vai trazer inúmeras referências, desde coisas mais mundanas como um eletrodoméstico que você gosta da combinação das cores, uma cadeira que quando você deixa embaixo da janela absorve a luz de uma forma interessante... até grandes obras de arte como quadros, fotografias, ou mesmo literatura, manifestações culturais como festas folclóricas... Tudo vai se somando e lhe dá ferramentas para suas criações.

Assim, fotografia pode ser apenas um simples desenho feito com a luz, mas que passa a ser interessante por ser um recorte de um mundo (real ou imaginário) que o fotografo cria utilizando seus saberes como ponto de partida.


[1]Por curiosidade, fotografia é uma palavra que vem do grego, que se escreve assim: φωτογραφία, φως que lemos fós, significa luz, já o sufixo -γραφία vem de γραφή que é lido como grafê, e significa desenhar ou escrever. A primeira pessoa a usar o termo fotografia, para fotografia, pode ter sido um pintor francês chamado Hércules Florence, que olhe só, morava em Campinas, sim, no Brasil. Guarde essa informação para festas, teremos algumas dessas que você pode usar para puxar conversa, não vai agregar muito, mas é um ótimo quebra gelo. Preciso dizer que é bem capaz de ler em livros em inglês que foi um tal de Sir John Herschel quem inventou a palavra, mas ele só usou em 1839, enquanto que o francês usou em 1834... Outra coisa, se reparar na data, vai ver que a fotografia já tinha sido inventada... só que chamavam ela de heliografia, desenho fotogênico, e outros nomes que não pegaram.