Saltar para o conteúdo

Livro base - Curso de fotografia/Composição/repetição

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

Por várias razões repetições agradam o cérebro e chamam atenção dele, assim pode vir a ser interessante procurar encontrar elementos que se repetem, ou causar repetições pra criar uma fotografia.

Seu cérebro gosta de coisas nas quais você está familiarizado, e fica muito atento quando aparece uma repetição, pois ele já consegue prever o que virá e isso causa certa excitação. Assim, em várias artes utiliza-se repetição, e talvez seja até mais simples de você lembrar de repetições fora da fotografia, como:

"[...]
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores.
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
[...]"

Canção do Exílio, Gonçalves Dias, 1843.

Repare como a repetição de "nosso", "tem" , "mais", somados as rimas além das rimas, cria essa sensação de "sonoridade", esse é o efeito da repetição agradando seu cérebro.

E a Música talvez seja a arte que mais explora repetições, faz isso repetindo e organizando as notas, também trabalha a repetição nas letras. Se você já ouviu a quinta sinfonia de Beethoven, quando tocar o começo do primeiro ato "tan tan tan tan", seu cérebro irá completar com o "tan tan tan" que vem depois, faça o teste:

Se você é brasileiro, fica ainda mais fácil já que temos axé... Axé é um tal de ae ae ae e e e..., e aposto que você já está completando com oh oh oh...

Então, procurar:

Na natureza:

O homem também cria as suas:

Algumas vezes você encontrará se afastando:

Ou se aproximando:

Tirando foto do todo:

Ou do detalhe:

Se preparando:


E repetição pode vir de várias formar, repetição pode se dar por exemplo, por linhas:

Repetição por cores:

Repetição por formato:

Dentre muitos outros elementos, além, de como já apareceu anteriormente, pode ter mais de um tipo de repetição:


Mas repare como você já está cansado de ver a palavra "repetição" aparecendo nesse texto e como quando uma música apresenta uma repetição por muito tempo acontece um certo desgostar, um tom apenas é monotonia, e isso ocorre em fotografia também.

Essa monotonia deixa a fotografia sem graça, então vamos trabalhar com variações, ritmos e quebras da mesmice para atrair mais ainda a atenção do observador:

Essa quebra de padrão, faz com que nossos olhos tenha atenção não para o elemento repetido em si, mas para a quebra dele.

E isso pode ser feito de várias formas:


Além de ser um elemento para chamar atenção, pode ser um elemento pra passar uma mensagem:

Um peixe:

Três peixes

Muitos peixes mesmo:

Algo bem bobo, mas é uma das maneiras de trabalharmos, lembra da ideia de nosso cérebro continuar a música, então, ele faz o mesmo nessa foto, ele supõe que essa repetição se estende até o infinito, pois não vemos o fim dessa grade. E isso dá uma sensação de enormidade muito maior do que simplesmente interromper o padrão.

Olhe a diferença de ideia entre:

E:

É a mesma foto, só a primeira está cortada em um pequeno pedaço, a sensação da quantidade de peixes na primeira foto é muito maior do que na segunda. Pois o seu cérebro não completa o pedaço faltante e sim a imagem determina o momento aquela sequência se encerra, não indo para o infinito a quantidade. Essa ideia não ocorre na foto dos três peixes, pois aquela imagem já te remete para outro ambiente, uma peixaria, que tem uma limitação física, e quem determina o quanto isso se prolongará é o cérebro, por fatores no entorno e conhecimentos que ele adquiriu.

Mas então como controlar e utilizar essas repetições para melhorarmos nossa composição.

Primeiro vamos diferenciar didaticamente três coisas: repetição, padrão e ritmo. Vamos com calma aqui.

Repetição, algo unitário aparecendo mais uma vez:

1 1 1 1 1 1 1
1 1 1 1 1 1 1
1 1 1 1 1 1 1
1 1 1 1 1 1 1

Já padrões são elementos de repetição organizados de certa forma. Ela tem uma relação de área, que vamos explicar já já.

11 11 11 11
11 00 00 11
11 00 00 11
11 11 11 11

E depois temos ritmo, que trabalha a repetição, mas usando a ideia de movimento, repare que seus olhos caminham nesse caso.

11 00 00 00
00 11 00 00
00 00 11 00
00 11 00 00