Linux para iniciantes/Jogos no Linux

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Linux é um sistema que geralmente não é muito focado pelos desenvolvedores de jogos devido à base de usuários ainda pequena. Entretanto, isto não significa que haja uma quantidade considerável de jogos disponibilizados para a plataforma Linux. Na maioria das distribuições, vários jogos clássicos são incluídos por padrão, tais como: Paciência, Sokoban, Campo Minado, Xadrez, Sudoku, e outros. Esses jogos em geral são partes dos ambientes completos do KDE e do GNOME.

No entanto, não são somente esses jogos simplificados os desenvolvidos para Linux. Existem alguns jogos "best-sellers" que são portados para Linux, dos quais os exemplos mais famosos talvez sejam o Doom e seus derivados como Heretic e Hexen. Outros jogos rodam no Linux por meio de emuladores. A maioria dos videogames, tanto os modernos como o Playstation quanto os clássicos como Master System, SegaCD e Mega Drive - e até alguns bem antigos como Atari e Odyssey - podem ser emulados no Linux utilizando-se softwares com o código-fonte dos programas, as chamadas ROMs. A licença dessas ROMs em geral exigem que o usuário tenha um cartucho do jogo para rodá-las legalmente.

Existem também muitos jogos para Windows que rodam no Linux via Wine, com o mesmo desempenho e em alguns casos com desempenho até superior ao de versões mais recentes do Windows. Alguns exemplos desses jogos incluem:

  • Amazon Quest
  • Bagger Simulator 2008
  • Counter Strike 2D
  • DX-Ball 2
  • FIFA 09
  • Moto Racer 2


Uma boa parte dos jogos para Windows que não rodam diretamente no Wine pode ser rodada por meio de um aplicativo comercial denominado Cedega (que pode ser adquirido no endereço: http://www.transgaming.com/).


Nuvola apps konsole.png

Esta página é um esboço de informática. Ampliando-a você ajudará a melhorar o Wikilivros.