Linux para iniciantes/Ambientes gráficos

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Na maioria dos sistemas operacionais, existe um modo texto e um modo gráfico. No modo texto, os comandos são digitados em um terminal e em geral há necessidade de memorizar os comandos. Os usuários de desktop mais antigos devem se lembrar que ao ligar o computador aparecia o chamado "prompt de comando" - no MS-DOS, era representado pelo sinal C:\>. Já no modo gráfico, não existe prompt de comando. Existem ícones e áreas na tela que, ao serem acionadas com o mouse, executam determinado comando.

Como já foi explicado, ao contrário do Windows e do Mac OS, existem várias opções de interfaces gráficas para Linux. Algo que pode, a princípio incomodar algumas pessoas, mas, com o passar do tempo, a tendência é se acostumar. No Linux, não existe um só ambiente gráfico. Existem dezenas. É certo que, na maioria das distribuições reinam soberanos o KDE e o Gnome. Mas há outras opções, mais leves, e igualmente eficientes.

  • XFCE
  • LXDE
  • MATE
  • Cinnamon

Voltando às opções, é a primeira coisa que os usuários novatos precisam se acostumar no Linux: quando formos falar de reprodutores de mídia, por exemplo, veremos três opções. Isto não significa que você tenha que aprender um mundo de programas diferentes, até porque o conceito é muito parecido. Aprendendo os conceitos, você poderá ser realmente 'livre', e lidar com qualquer programa, inclusive os proprietários. Quanto à variedade, basta pesquisar um pouco e escolher o seu preferido.

Como utilizar este tutorial[editar | editar código-fonte]

Se você é completamente novo no Linux, mas tem experiência com Windows, pode ler na sequência que está escrito, ou se quiser saber 'onde está o explorer?' vá para a seção Internet, se quiser saber 'onde está o Outlook', olhe a seção de E-mail, e, se quiser saber 'onde está o media player', vá para a seção Multimídia.

Se você é completamente novo com computadores, então, primeiro precisa descobrir o que um computador pode fazer por você. Hoje, temos o fascinante mundo da Internet, com serviços como www e rss, serviços de comunicação como e-mail e mensagens instantâneas, além de VoIP, todos amplamente disponíveis. Sugerimos começar no tutorial da sua distribuição, se houver.