Linux - Guia prático para administradores de sistemas/Introdução

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


O objetivo deste livro é fazer com que nossos leitores aprendam e tenham mais contato no mundo do Linux, ou melhor, GNU/Linux.

O mercado cada vez mais competitivo, força qualquer profissional da área de Informática a buscar a se aprimorar e aprender novos conceitos de tecnologia que surgem diariamente. Com este livro, pretendemos apresentar de forma prática, alguns conceitos e ferramentas úteis para o dia-a-dia do Administrador de Sistemas Linux, alguns modelos de cenários comuns de infra-estrutura de redes, bem como difundir nossas experiências obtidas no cotidiano.

O nosso livro está dividido em 10 capítulos. Cada capítulo possui uma pequena explicação do conteúdo abordado e do cenário que será utilizado na prática. Após a explanação da parte teórica, estaremos aplicando o cenário na prática apresentando-o como laboratório. Os laboratórios práticos serão configurados na distribuição OpenSUSE, podendo ser adaptados para qualquer outra distribuição Linux. Os comandos básicos serão lembrados em algumas notas especiais contidas no próprio capítulo.

Pretendemos trabalhar sempre com linguagem técnica, porém simples para facilitar o entendimento de todos que estejam dispostos a utilizá-lo.

Este Livro poderá ser acessado e divulgado por qualquer pessoa que queira aprender um pouco mais sobre GNU/Linux, seguindo as leis de direitos autorais.

Esperamos que com este livro, possamos contribuir para o crescimento intelectual e profissional de todos, pois desta forma estaremos enriquecendo a cultura de todos nesse mundo globalizado. Boa leitura!