Saltar para o conteúdo

Linguística I/A língua vista de perto

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

Meta

Compreender princípios e conceitos da Linguística saussuriana.

Objetivos

  1. compreender o lugar da Linguística no âmbito dos estudos semiológicos;
  2. reconhecer a noção saussuriana de língua como um constructo teórico;
  3. compreender a definição de língua como sistema e suas implicações.

No capítulo "Objeto da Linguística" do Curso de Linguística Geral, encontramos a definição da língua como um sistema formado por signos , peças que funcionam em conjunto. Ele localizado esse sistema dentro de outro maioria Semiologia, e faz os recortes necessários para diferenciar a linguista de outros sistemas semiológicos.

Linguística: uma parte do todo

[editar | editar código-fonte]

Saussure entende que a língua é um sistema de signos, mas não é o único. A Semiologia é o estudo geral de sistemas simbólicos. A Linguística está inserida dentro da Semiologia.

Defendendo a ideia de que a língua é sistema especial no conjunto dos fatos semiológicos, Saussure diz que é através da língua que o pensamento toma forma.

Os signos são arbitrários e convencionais. Se nos sistemas não verbais os signos podem parecer naturais, na linguagem verbal a arbitrariedade do signo fica evidente

“O ponto de vista é o que cria o objeto”

[editar | editar código-fonte]

A Linguística, diferentemente da Química, da Astronomia ou da Botânica, não se depara com um objeto já dado. Não há como separar homem de linguagem.

"A cada instante, a linguagem implica ao mesmo tempo um sistema estabelecido e uma evolução: a cada instante ela é uma situação atual e um produto do passado". Então, por meio de metáforas, saussure procura delimitar o objeto de estudo da linguística.

Metáfora do jogo do xadrez

[editar | editar código-fonte]

Por um lado, toda etapa de um jogo advém de uma etapa anterior; por outro lado, toda etapa é jogada sem levar em conta seu passado. Trocar o material das peças e do tabuleiro não muda o jogo. Mudar o número de peças e o desenho do tabuleiro, sim.

Os elementos linguísticos não têm nenhuma realidade independentemente de sua relação com o todo.

A língua é um sistema

[editar | editar código-fonte]

Consequências da Delimitação e caracterização da língua como objeto de estudo da linguística:

a) Rompe-se com um paradigma de estudos em que se observavam mudanças ao longo do tempo. Tem-se agora um novo paradigma: a língua é estudada no momento presente.

b) define-se o que deverá ser observado e estudado: língua (excluindo-se a linguagem e a fala);

C) define-se a língua como sistema, o que significa, conforme Paveau (2006, p. 78), “evitar partir da comunicação”, que é do âmbito da fala e ater-se ao âmbito da língua (sistema).

Na Linguística o objeto não preexiste, mas “é à luz de um ponto de vista que o objeto deve ser construído". Essa constatação, inclusive, abre caminhos para outras vertentes além da linguística saussuriana.

Construção do objeto da linguística: a língua tomada como um sistema, excluída a fala, analisada em seu momento atual.

Delimitação da Semiologia como estudo das linguagens e da linguística como um de seus ramos, o mais importante, pois o pensamento toma forma através da linguagem verbal.

O lugar que a Linguística ocupa no projeto semiológico de Saussure.

Semiologia seria a ciência dos signos em geral, e a Linguística – que dela faria parte –, a ciência do signos verbais (linguísticos).

Noção de língua como sistema. Para Saussure, a língua é um sistema de signos, ou seja, é composta por um conjunto de regras interdependentes que regulam o emprego dos sons e das relações morfossintáticas que incidem sobre eles.

A Linguística saussuriana busca investigar e explicar o funcionamento desse sistema. Para isso, elege a língua como seu objeto.

Notas

É o quê?

Referências

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]