Saltar para o conteúdo

Limeira do Oeste, historia, cultura e arte de um povo/Pecuária

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

A pecuária é constituída de gado. Gado é um conjunto de mamíferos de grande e média estrutura, criados e explorados pelo homem, com vista a proporcionar-lhe bens de consumo para a sua - alimentação (came e leite), vestuário (lã e pelo) ou trabalho para os seus transportes e tarefas agrícolas.

Agrupam-se, correntemente, os animais mamíferos criados e explorados pelo homem para a satisfação de suas necessidades materiais, biológicas e outras, pelas designações de GADO GROSSO (bovinos e equinos), GADO MIUDO (ovinos, caprinos, suínos). As raças de gado bovino, equino, suíno, etc., originaram-se nas velhas regiões da Asia Central, Meridional ou da Europa. Convém registrar que a distribuição mundial das espécies animais é condicionada pelos fatores climáticos mais importantes. A principal exploração pecuária do município de Limeira do Oeste é a pecuária (de corte e leiteira). Na área de bovinos os grandes proprietários praticam a pecuária de corte e os médios e pequenos proprietários, tem uma pecuária mista com o objetivo principal de produção de leite, e os bezerros são vendidos aos grandes (proprietários). Segundo estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2001 foi previsto um total de 148.985 cabeças de bovinos, 1.692 de equinos, 4.088 de suínos, 698 de bufalinos, 962 de ovinos e 163 de caprinos.

Segundo dados da EMATER que está vinculada à secretaria de agricultura, o gado nelore é o que tem mais predominância em nossa região. Está havendo um cruzamento de raças holandesas e suíças com o objetivo de aumentar a produtividade de leite das matrizes (vacas). Quanto ao gado equino, há os animais criados nas propriedades rurais dentro. dos interesses de exploração do proprietário, sem maior preocupação com a raça, muito menos com a comercialização.


VOLTAR