Saltar para o conteúdo

Limeira do Oeste, historia, cultura e arte de um povo/Fauna

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

À noção vulgar de fauna - conjunto de animais que habitam o globo na atualidade ou viveram cm épocas geológicas anteriores há que acrescentar a de faunas, isto é, conjunto

de animais dependentes de determinadas regiões ou de habitat ou meios ecológicos particulares, de onde as designações correspondentes à adaptação aos fatores de ordem geográfica ou aos fatores ecológicos.

Infelizmente, a mão depredadora do homem tem muito arrasado com a nossa .então rica fauna. Desapareceram, propriamente, através da caça criminosa, da derrubada de nossas florestas, as onças pintadas, os gatos- do- mato, os veados( das mais diversas espécies). Ainda encontramos já quase em extinção, tamanduás, lobos, macacos, tatu, tiú, lebres, jaguatiricas e alguns animais de beira dos rios, como antas, capivaras, pacas, etc.

Entre as aves mais comuns também em extinção, podemos destacar: a perdiz, mutum, araras, seriema, ema, saracura, gavião, beija- flor e etc. Hoje, temos em nossa região uma fiscalização bem mais organizada, com isso, com o passar do tempo, algumas espécies estão reaparecendo sendo de fundamental importância a preservação da natureza e de toda sua fauna.


VOLTAR