Limeira do Oeste, historia, cultura e arte de um povo/Aspectos Culturais e Sociais

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

1 - A Educação

A Educação se faz no lar e na escola. Esta é a continuação daquela.

No início da fundação do povoado, a escola funcionava em salas separadas. De início eram três salas: uma construída de barro na praça da matriz e as outras duas próximas à mesma.

A sala de aula de barro era uma Capelinha, tinha até uma cruzinha na frente, bem no alto. Durante o dia funcionava como escola, à noite era local de rezas, cultos e outras realizações católicas. A professora na época era a Sra. Maria Bertoloto Costa, mais tarde foram chegando os professores do Estado de São Paulo; de Buritama vieram: Gaspar, Afonso e Cidinha; de Bálsamo veio o professor Pereira; e de Macedônia veio Anita Rodrigues.

Foi improvisada também uma sala de aula na residência do Sr. Severino, inclusive a professora era Dona Mariquinha.

Em 1971 foi construído o chamado GRUPÃO. Todos os professores passaram a lecionar lá; neste ano, chegaram mais duas professoras, outrora irmãs: Nilza Soares Alfaiate e Vilma Soares Alfaiate.

No Grupão lecionavam: Lecinío Maestrelo, Vilma, Nilza, Diana, Eunice, Maria., José Guirado, Anita, Laerte Verde, Geralda Soares, Ildebrando, Marianinha e o Diretor se chamava Laerte Volpato.

No mês de Maio de 1979, foi inaugurada a Escola Municipal Izoildino Soares de Freitas, de 1° Grau, na administração do Prefeito Alípio Soares Barbosa. A primeira Diretora a ocupar o cargo foi a professora Diana Maria Gonçalves.

Mais tarde a Escola Izoldino Soares de Freitas passou para o Estado e a primeira diretora a ocupar o cargo foi a professora Mariêne de Paula Urzedo. Pelo Decreto n° 22.682 de 29/01/83, e pela Portaria 101/84 de 14/03/84 a Escola passou a ter o 2° Grau.


O município de Limeira do Oeste conta hoje com cinco escolas, sendo uma Estadual e quatro Municipais. São elas:


- Escola Municipal Antônio Vicente Fonseca (1º Grau): Foi criada para atender a demanda escolar da Escola Estadual Izoldino Soares de Freitas, na gestão do Prefeito do Município de Iturama, o Sr. Valdecir Pichioni. Conforme a portaria 669/86, nos termos do art. 22 da resolução 306 de 29 de dezembro de 1983 e o Decreto 25.505 de 21 de fevereiro de 1986, foi autorizado seu funcionamento como Escola Estadual da Avenida Minas Gerais, de ensino de 1° grau , de CBA à 3° Série.

Foi instalada em 07 de março de 1986, pelo Diretor Regional de Ensino de Uberaba, o Professor João Batista e a Inspetora Escolar, Sra. Maria Aparecida Faria. Teve como primeira Diretora a Professora Elma Aparecida Franco Picchioni, indicada pelo prefeito do município e aprovada pela comunidade escolar local. Em 08 de agosto de 1986, com o Decreto 26.082 no seu artigo 1°, a Escola passa a denominar-se Escola Estadual Antônio Vicente Fonseca. Recebeu esse nome em honra à família do saudoso Antônio Vicente Fonseca, que fez parte dos primeiros moradores do município.

Com a resolução n° 8886/98 da S.E.E. publicada em 12 de fevereiro de 1998 a Escola foi municipalizada, conservando o mesmo nome e ampliando seu atendimento. Em 16 de fevereiro de 2002, foi inaugurado o Núcleo Educacional Antônio Ferrari da Escola Municipal Antônio Vicente Fonseca, situado à Avenida Argentina, n° 770 no Bairro Joamário.

Hoje, a Escola Municipal Antônio Vicente Fonseca, funciona com treze turmas do 1° ao 3° Ano do Ciclo Básico, quatro turmas do 1° Ano do Ciclo Intermediário e uma turma de Aceleração de Estudos; nos turnos matutino, vespertino e noturno.


- Escola Estadual Izoldino Soares de Freitas ( 1° e 2° Graus). Situada na Av. Bahia, 475, Bairro Jardim Humaitá.


- Escola Municipal Cachoeira (1° Grau). Situada na Fazenda Barreiro (Incra).


- Escola Municipal Onorio Silveira Lacerda (1° Grau). Situada na Fazenda Barreiro (Lama).


- Escola Municipal Educação Infantil Pingo de Gente, situada na Av. ,Sergipe, 496, no bairro Jardim Humaitá.

A Supervisão Educacional de Limeira do oeste é controlada pela 39° Delegacia Regional de Ensino de Uberaba. A comunidade Estudantil de Limeira do Oeste, além das bibliotecas escolares, conta com uma Biblioteca Pública Municipal Estanislau Leal da Fonseca, com um significativo acervo e com eficientes funcionários que dela cuidam e zelam com todo carinho. É a alma dos estudantes Limeirenses.


2 - Serviços de correio

Desde que apareceu na superfície da terra, o homem teve necessidade de seus semelhantes. Sendo cada vez maior o desenvolvimento da sociedade, os homens sentem precisão de expandir as suas ideias não é suficiente, já, a simples deslocação do homem. E servem-se dos mais variados recursos. Todos eles hoje, procuram ser o mais rápido possível.

Dentre os mais antigos meios de comunicação entre nós, há o serviço de correio.

O primeiro posto de Correio foi instalado no ano de 1.973, pelo Prefeito da época, Nildomar Alves do Amaral. Maria Tonini da Silva, a (D. Mariquinha), foi a primeira funcionária do Correio de Limeira do Oeste.

No dia 13 de fevereiro de 1993, foi inaugurado o Posto de Correios e Telégrafos de Limeira do Oeste, sob a responsabilidade da Associação Comercial e industrial de Limeira do Oeste (AClLO), sob a presidência do Empresário Clóvis Benedito Barbosa (Canhoto). O correio se encontra hoje, sob a presidência do Sr. Paulo Roberto Cortezzi.

3 - Telefone

O serviço telefônico do município de Limeira do Oeste é obtido por via da Companhia de Telecomunicações do Brasil Central - CTBC Telecom; que oferece aos assinantes e usuários os serviços: DDD, DDI, DDC.

A central telefônica é EWSD-SSP-112, uma central totalmente computadorizada de fabricação da Siemens.

Nosso município recebe assistência de serviços da ENGESET, firma que pertence ao grupo Algar, altamente qualificada.

AENGESET foi instalada para realizar os serviços externos da CTBC, como: Revisão de linha física, manutenção de cabos, transferências de linhas, instalações de linhas urbanas e rurais, reparos de linhas externas, bloqueios de linhas, manutenção urbana e rural, construção de redes telefônicas metálica e de fibra ótica, etc.

4 - Vida social

O homem é um ser social. Deseja sempre comunicar, viver em meio aos outros. Homem algum é uma ilha. Como exemplo de uma boa sociedade vamos encontrar clubes bem organizados e bem frequentados. Neles o homem se diverte, faz amizades, vive alegre, bate papos agradáveis com pessoas de seu meio, neles se realizam as festas, as danças e a mocidade também se encontra e esbanja alegria e juventude. O Limeirense é um povo alegre e sempre gostou de festas e promoções sociais. Jamais deixou que a tristeza e o isolamento destruíssem o intercâmbio feliz das famílias. No inicio, os encontros e serões aconteciam nas residências; muitas vezes através dos "assustados ou traição"( festa sem aviso), bastante comuns nas tardes de sábado e domingo, quando se realizavam ao som da sanfona de 8 baixos e violões. Com o passar do tempo, foi criado o primeiro cinema, de propriedade do Sr. Osvaldo Alves Leite Tim. Tempos depois o mesmo foi ampliado e passou a funcionar em melhores condições, de sociedade do Sr. Tim e Luiz Alberico no ano de 1970.

Mais tarde, criou-se mais um salão de baile, o famoso "MORCEGÃO", de propriedade do Sr. Sebastião Pedreiro, situado ao lado da Praça da Bandeira, mais precisamente onde está localizada a Casa São Jorge. No dia 29 de junho de 1973 foi realizada a primeira festa de arromba, com a participação do distrito de União e Monte Alto, que abrilhantaram a festa com suas presenças.

Para completar os locais de divertimento, foi criado outro salão de baile, de propriedade do Sr. Antônio Avelino. Além de realizar bailes, o senhor Antônio apresentava de vez em quando uma roda de catireiros que eram comandados pelo Sr. Juvenal Chico. Eram 32 catireiros da vila e região que apresentavam uma verdadeira coreografia de arte na dança do catira.

Outros salões foram criados: Scorpion Night Dancing; Churrascaria Eldorado, mais tarde Clube Eldorado.

4.1 - Limeira do Oeste conta hoje com dois importantes clubes:

4.1.1 - Acayá Tênis Clube: é um clube recreativa, composto por uma responsável diretoria e associados. O clube é composto por um amplo salão, onde são realizadas as principais festas e bailes da região; o mesmo conta também com uma parte esportiva, contendo um campo de futebol e uma piscina para banho. E a alegria do povo Limeirense.

4.1.2 - Boate Café Dancing Bar: é uma ampla e equipada casa de shows e bailes. Nela é , realizado também grande parte dos bailes da região. além de ser realizado matinês aos domingos, por parte do grupo da terceira idade. No momento, realiza-se também aulas de "Capoeira" para os jovens de nossa cidade. É um ambiente extremamente aconchegante.

5 - Segurança, ordem e paz

É de extrema necessidade ressaltar, que Limeira do Oeste é hoje uma cidade modelo no sentido de ordem e paz. Isso se deve-a um grande e importante líder: Joaquim Gomes nasceu na cidade. de Dores de Indaiá, no dia 26/12/1945. Enquanto policial, passou por várias cidades.

No dia 01 de janeiro de 1976, foi criado e oficializado pela policia militar, o Sub-destacamento da cidade de Limeira do Oeste. O mesmo iniciou sobre a responsabilidade do Cabo Miguel Bento da Silva e o Soldado Manuel Candido.

Joaquim Gomes chegou a Limeira do Oeste, para trabalhar como comandante no dia 02 de dezembro de 1984, indicado pelo Prefeito de Iturama ,Alípio Soares Barbosa.

Quando chegou, encontrou algumas dificuldades, mas superou-as facilmente, pois sempre manteve a ordem com um policiamento ostensivo, fardado, permanente dia e noite, ou seja, 24 horas por dia; atendendo a todas as solicitações que estiveram ao seu alcance. Ele comandou esse destacamento por 8 anos, com base na amizade e sobretudo seriedade e respeito.

Depois o Sr. Joaquim foi para fronteira, permanecendo lá por algum tempo. Solicitado pelo destacamento de Iturama, veio para União de Minas; comandou também o município de Carneirinho por 5 anos. Mas os lugares que mais se identificou foi Carneirinho e Limeira do Oeste; tanto que escolheu esta cidade para viver com sua família.

Seu trabalho foi muito produtivo e reconhecido pela comunidade, tanto que se tornou parte integrante do Legislativo de nossa cidade. Como vereador, Sr. Joaquim desenvolveu e está desenvolvendo vários projetos juntamente à Câmara Municipal. Dentre eles, destacamos a "GUARDA-MIRIM", contendo 40 alunos adolescentes maiores de 16 anos de idade. É um trabalho fantástico, pois ao mesmo tempo em que está tirando os jovens adolescentes das ruas, está ingressando-os também no mercado de trabalho, impondo aos mesmos grandes responsabilidades e os tornando cidadãos críticos - participativos em meio à comunidade.

6 - Festas e eventos

Assim como uma criança que consegue entender que já passou do estágio do "engatinhar" e começa a se colocar de pé e a dar os primeiros passos, tudo é motivo de festa. E um município quando se emancipa, sente-se da mesma forma.

6.1 - Desfile de rua

Quando Limeira do Oeste percebeu que ,podia caminhar com suas próprias pernas, resolveu comemorar e criou o Desfile de Rua, que antes acontecia na data de seu aniversário, 27 de abril. Hoje, seu aniversário é comemorado no dia 29 de junho, por ser o dia de São Pedro, padroeiro do município.

Trata se de uma festa popular que integra a sociedade e promove a aproximação com o governo municipal. Numa bonita parceria, escolas, empresas, clubes, profissionais liberais e a própria administração, realizam o desfile que conta com a presença de autoridades políticas, empresariais. educacionais e da própria população.

O Desfile de Rua, não fica apenas neste pequeno contexto, ele excede seu papel no que diz respeito ao resgate do interior mineiro, prevalecendo a crença, a cultura, atitudes que valorizam o povo que aqui vivem e cresce junto com o município. ajudando a construir a sua história e a formar cidadãos.

Além dos desfiles de aniversário da cidade; outros eventos importantes são realizados, como:


6.2 - Concurso Garoto, Garota, Garotinho e Garotinha Izoldino

É um concurso realizado pela Escola Estadual Izoldino Soares de Freitas em quatro diferentes categorias. É uma festa que já se tomou tradição por vir se repetindo ao longo de vários anos, onde escolhe os representantes da escola, nos diferentes aspectos: beleza. passarela, simpatia, etc.

O concurso é realizado a cada dois anos, dando um brilho especial a nossa comunidade escolar.

O mais recente concurso foi realizado no ano de 2001, sendo eleitos:

Garoto Izoldino 2001- Rafael Molina Aguilar, 16 anos. Filho de Helena Molina Aguilar e José Aguilar
Garota Izoldino 2001 - Tatiane de Andrade Carmelo, 16 anos. Filha de Claudionor Donizete Carmelo e Maria Aparecida Ferreira de Andrade Carmelo
Garotinhos Izoldino 2001- Danila, 12 anos, Filha de: Antônio e Joana e Gustavo, 11 anos, Filho de: Ronaldo e Elainy

6.3 - Concurso das Escolas Municipais

São realizados também, ao longo de todos os anos, os concursos das escolas municipais. Tais concursos visam a arrecadação de fundos para uma melhoria na qualidade de funcionamento e desenvolvimento das escolas. Neles são eleitos o "Rei e Rainha"; o "Príncipe e a Princesa" da escola.

O município de Limeira do Oeste conta hoje com quatro escolas municipais; são elas: Escola Municipal Antônio Vicente Fonseca, Escola Municipal Cachoeira, Escola Municipal Onório Silveira Lacerda e Escola Municipal Educação Infantil Pingo de Gente.

6.4 - Concurso Miss Limeira

É uma das mais belas e tradicionais festas da produção, esbanjando charme e beleza.

O concurso é realizado por pessoas que fazem parte dos eventos e realizações sociais do município, nos principais clubes existentes em nossa cidade; onde são mostrados à toda comunidade todo o charme e elegância da mulher Limeirense.

O mais recente concurso foi realizado no ano de 2001, sendo eleita "Miss Limeira, Naia da Silva Thiago, 15 anos; filha de Antônio Thiago de Almeida e Silvania da Silva Thiago.

É sem dúvida, uma promoção que orgulha e enobrece o cidadão Limeirense.

6.5 - Festa do Peão - EXPOLIM

Como toda cidade de .interior que se preza, Limeira do Oeste tem sua Festa de Peão, que acontece durante quatro dias, movimentando a cidade, mudando seu perfil de pacata. Toda uma estrutura é montada para que aconteça uma das melhores festas de peão na região.

Antes, eram realizadas algumas festas de peão no decorrer do ano, era cobrada também a entrada; um número mínimo de pessoas frequentava e apreciava o evento.

No ano de 2002, em parceria com a Prefeitura e Câmara Municipal foi realizada a primeira Exposição de Limeira do Oeste (EXPOLIM). Toda uma estrutura foi montada para que acontecesse uma das melhores festas de peão já realizada na região: uma arquibancada .ampla, telões, barracas, som de boa qualidade, bons locutores e participaram somente peões convidados que atingiram níveis surpreendentes em montaria; Os animais foram selecionados pelos tropeiros e tornaram-se atrações para um público que compareceu em grande número e estilo e que circularam durante todos os dias. A entrada foi franca e as premiações para touro e cavalo foram muito atraentes.

O rodeio é hoje, um mundo à parte, conquistou espaço na mídia, plateias cada vez mais assíduas, peões renomados que chegam a acumular fortunas com as premiações, e conquista cada vez mais adeptos à prática da montaria, que deixou de ser apenas esporte e passou a ser uma profissão, perigosa é claro, e talvez por isso mesmo atraente.

A festa acontece na mesma época em que se comemora o aniversário da cidade e é realmente muito bem preparado. Tudo é feito com a maior cautela para que o sucesso í seja garantido e o público possa presenciar uma boa festa exclusiva para ele. E toda essa atenção manteve o nível de uma grande festa.


7 - Saúde pública


Coisa mais importante na vida de uma comunidade é a saúde. Homens sadios e fortes são capazes de enfrentar a vida com denodo e tenacidade. Os habitantes de Limeira do Oeste, desde seus primórdios, sempre se preocuparam com a saúde do corpo, cientes de sua importância dentro do contexto do desenvolvimento global.


Limeira do Oeste conta hoje com uma Clínica e um Posto de Saúde com assistência médica contínua e de boa qualidade, atendendo assim os casos mais simples decorrentes em nossa comunidade. Os casos mais graves são encaminhados através de convênios à outras cidades como: Barretos, Fernandópolis, São José do Rio Preto e Iturama.

VOLTAR