JavaFx/Prefácio

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Estamos presenciando o nascimento de uma tecnologia de desenvolvimento fascinante e não é sempre que temos esta chance. Em um instante da história onde participamos de um turbilhão de criações que apesar de serem bem elaboradas desaparecem como se nunca estivesse existido. Onde olhamos incrédulos para nossos equipamentos (recém adquiridos) e muito tempo não se passou e já não conseguimos efetuar upgrades, correções nem encontrar um firmware no site do fabricante. Estar diante de uma tecnologia de desenvolvimento que ofereça rapidez, segurança, confiabilidade, portabilidade (usar o mesmo aplicativo em diversos aparelhos com sistemas de diferentes fabricantes) e outras que se formos citar não tem fim, é maravilhoso conceber tal tecnologia.

Recebemos todos os dias, informações sobre uma nova tecnologia implantada em determinado aparelho que facilitará o dia-á-dia de milhares de pessoas ou tornará mais dinâmico o controle de tal operação, na verdade não importa, são novas tecnologias, Interface Háptica, touchscreen, Telas retina da Apple, Projeto Glass da Google, Computação em nuvem, utilização de Banco de Dados Remoto, Distribuídos ou Orientados ao Objeto e muitas outras surgirão.

Mas o que existe por trás de tudo isto que as faz funcionar?

Precisamos imaginar que linguagens de programação foram envolvidas para tornar estes dispositivos operantes e que estas novas tecnologias provavelmente serão incorporadas ou repassadas para as linguagens de desenvolvimento do mercado. Então nos deparamos com a questão: A linguagem e técnica de trabalho que você está utilizando possui capacidade adaptativa para lidar com estas mudanças?

Perceba que não estamos interessados em linguagens sofisticadas e que atenda a realidade do momento, mas sim em linguagens capaz de acompanhar as mudanças tecnológicas, pois todos sabemos que investir anos e anos em conhecimento e domínio de linguagem, técnica de desenvolvimento e produtividade e tornar-se mão de obra ultrapassada e obsoleta antes mesmo de ingressar no mercado de trabalho é decepcionante. Entre muitos outros problemas, escolher uma linguagem errada pode ser um investimento caro e sem retorno. É preciso analisar com paciência e carinho todos os detalhes, pois além de ser sua principal ferramenta de trabalho deverá se tornar um dos motivos de inspiração pela sua profissão.

Acreditar em projetos de linguagens que irá solucionar problemas é perda de tempo. Precisamos saber se a linguagem possui característica de adaptação para os novos conceitos, técnicas e tecnologias.

Senhores e Senhoras bem vindo ao desenvolvimento de Aplicação de Internet Rica (RIA - Rich Internet Application) usando JavaFx.