Java/A história de Java

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A história de Java[editar | editar código-fonte]

Java começou na verdade como um projeto na Sun que objetivava o estudo e a análise de interações entre dispositivos eletrônicos e computadores, não exatamente para o desenvolvimento de uma linguagem para aplicativos embarcados. Nesse tempo a linguagem tinha o nome-código Green e foi idealizada por James Gosling. Contudo, a Sun perdeu a disputa para uma outra empresa e o projeto Green estava marcado para ser descontinuado.

Entretanto, eis que surge algo novo, sim, uma nova palavra chamada internet. Com o advento em 1993 do web browser Mosaic e das páginas estáticas HTML a vida das pessoas sofreria uma mudança profunda, bem como a do projeto Green. Com o objetivo de tirar proveito desse mercado o projeto Green sofre algumas mudanças e adaptações, se chamando Oak e em 1995 é lançado com o nome Java. Tal nome adveio do evento que os idealizadores da linguagem descobriram que já havia uma linguagem chamada Oak e então ao tomar seus cafés tiveram a idéia de a chamar de Java em virtude de este ser o nome do local daonde o café era comprado, a qual era é pequena ilha na Indonésia.

Assim em 1995 a Sun faz a divulgação da linguagem no evento SunWorld e a disponibiliza oficialmente em 1996, ano da primeira JavaOne. Java foi lançada então, sendo uma linguagem de propósito geral, porém, num primeiro momento conhecida por seus applets que adicionavam interatividade às páginas Web, característica ainda inexistente na época, quando a existência do Flash ainda nem era pensada. De lá para cá a linguagem sofreu muitas mudanças e evoluiu se adaptando com o tempo e atingindo a enorme popularidade que tem hoje.