Japonês/Kanji/Um traço/Ichi

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

一画 ( いちかく - Um traço )






Ichi 2.gif



訓:  ひと ひとつ - Hito Hitotsu

( くん - Kun )


音:  イチ イツ - Ichi Itsu

( おん - On )

読み方 - よみかた - Forma de leitura[editar | editar código-fonte]

Leitura 1.[editar | editar código-fonte]

A primeira forma de leitura são as ligações entre kanjis para indicar números em situações diversas relacionadas a números de objetos etc.


Leitura 2.[editar | editar código-fonte]

A segunda forma de leitura são as ligações entre kanjis que para indicar números de pessoas, animais, insetos, seres vivos em geral.


Leitura 3.[editar | editar código-fonte]

A terceira forma de leitura são as ligações entre kanjis para indicar uma única ação, profissão, algo único.

書き方 - かきかた - Forma de escrita[editar | editar código-fonte]

Ichi 1.gif Ichi R.gif Ichi 2.gif

意味 - いみ - Significado[editar | editar código-fonte]

1. ひと - Hito[editar | editar código-fonte]

O significado de Hito como leitura do kanji 一 é muito particular, significa único, algo único um exemplo desta particularidade é quando nos referimos que uma parte do corpo está viva, se movendo ou avermelhada entre outras reações do corpo que possa indicar vida.

Exemplo:

一息入れる(ひといきいれる) - Hitoiki ireru - Na língua japonesa a frase significa: Dar um sinal de vida. Muito utilizada em blogs para que os usuários deixem sua opinião.


Dar um sinal, expressar algo, fazer algo relacionado ao movimento de vida no corpo, seja em palavras, sentimentos, movimentos, isto é único e por isto a utilização desta forma de leitura (Hito).


2. ひとつ - Hitotsu[editar | editar código-fonte]

O significado de Hitotsu é a unidade única, o único.

Exemplo:


一日 que pode ser interpretado em leituras diferentes e com significados diferentes.


一日(いちにち) - Ichinichi como:

Um dia.


一日(ひとひ) - Hitohi como:

O dia.


Esta leitura tem como base o significado (Kun) em ambas as palavras porem não utilizam a expressão Hitotsu porem sua ligação é direta com ambas as palavras.


3. イチ  Ichi[editar | editar código-fonte]

A leitura ichi em on se refere à primeira unidade, relacionada com números em diversas situações, esse kanji é muito utilizado como indicador e muito raramente como definidor.

O raciocínio nativo não vê possibilidades de usa-lo como definidor por dois motivos, o primeiro se da por ser a forma on que indica a primeira unidade e o segundo motivo é a baixa ocorrência em conjugações como definidor.

4. イツ Itsu[editar | editar código-fonte]

A leitura itsu em on se refere a conjugações, relacionada a primeira unidade, o único em diversas situações, muito confundido em leituras com ichi por dois motivos:


O primeiro motivo:

Quando utilizamos a leitura itsu estamos usando na maioria das vezes uma forma de tópico na palavra o que não acontece com ichi que indica a primeira unidade de forma única e não o inicio de uma regra de contagem.


O segundo motivo:

Uma dificuldade de diferenciar itsu de ichi em leituras, muito comum com estudantes de nível básico e médio onde o raciocínio nativo influencia a leitura, itsu faz parte de muitas regras de contagens, uma delas é a regra de contagem de casas e utilizada na mesma forma em uma outra regra para contagens de animais.


Exemplo:


Leitura ichi:

一命(いちめい) - Ichimei

Tradução: Uma vida.


Leitura itsu:

一家(いっか) - Ikka

Tradução: Uma família.


Com os exemplos acima podemos perceber que itsu pertence a regra de gramática japonesa para contagens em 90%, neste caso na palavra ikka, percebemos que na palavra há dois K , que indica uma regra de contagem muito comum na língua japonesa, itsu na verdade tem esta função na maioria das vezes em indicar uma contagem utilizando esta regra, o tsu de itsu indica uma leitura tópica no kanji definidor como em; 一匹(いっぴき) ippiki que indica a contagem de animais, o primeiro animal em uma contagem de animais, na palavra ippiki percebemos a presença de dois P da mesma forma que se deu em ikka, desta forma percebemos que a leitura itsu é usada em regras de contagem em 90% dos casos.

漢字さくいん - かんじさくいん - Caracteres que possuem este kanji como um traço[editar | editar código-fonte]

  • Obsevações:

Os kanjis abaixo são os que possuem o kanji ichi como um traço que define a estrutura do kanji, há outros porem com um traço que não representa uma influência do kanji ichi.


Pare de ichi.gif